Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Encontro Anual de Soluções Fundiárias 2025: evento fortalece o uso da mediação na resolução dos conflitos 
12 de junho de 2025 às 13:44
Encontro Anual de Soluções Fundiárias 2025: evento fortalece o uso da mediação na resolução dos conflitos 

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, aproximadamente 200 magistrados e servidores, com atuação nas Comissões Fundiárias, passaram por uma imersão focada na solução pacífica de conflitos agrários. O Encontro Anual de Soluções Fundiárias, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sediado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), foi marcado por painéis, treinamentos e interações que fortaleceram o uso da mediação na resolução dos conflitos.  

Galeria de fotos 

“Tenho a certeza de que daqui saíram e sairão muitas informações positivas para as Comissões Regionais, porque, em eventos como este, trocamos ideias e construímos pontes para a realização do nosso trabalho”, disse o Coordenador da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias, Conselheiro do CNJ e Desembargador do TJBA, José Edivaldo Rocha Rotondano, avaliando o evento. Confira mais depoimentos de autoridades presentes na ocasião.  

Treinamento - Integrantes dos 27 Tribunais Estaduais e dos seis Tribunais Regionais Federais aprenderam e aprofundaram estratégias de mediação. Identificação de interesses por meio da escuta ativa, geração de opções e construção de soluções foram algumas das técnicas trabalhadas. “Tivemos a possibilidade de desenvolver habilidades e de trocar experiências. Gostei muito, também, de extrair o que cada Comissão fez de melhor no estado em que atua”, relatou a Secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Adalcilene Araripe, ao término do evento.   

A capacitação, conduzida pelas Professoras da Clínica de Negociação e Mediação da Universidade de Harvard, Ana Riella e Deanna Parrish, contou, também, com o conhecimento e a expertise de magistrados, a exemplo do Presidente da Comissão Regional de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e membro da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do CNJ, Desembargador Fernando Prazeres. “O que foi posto, aqui, pelas professoras representa muito do nosso trabalho e vai, sim, contribuir com as atividades dos demais membros das Comissões Regionais”, realçou.   

Essa foi a primeira edição itinerante do Encontro Anual de Soluções Fundiárias ocorrida fora de Brasília.   

Texto publicado: Ascom TJBA