Magistrados, Promotores, Defensores Públicos e representantes de entidades filantrópicas participaram do Encontro em prol da Infância e da Juventude da Comarca de Camaçari. O evento objetivou apresentar os integrantes da rede de proteção à infância e à juventude, dar visibilidade ao trabalho da Vara Especializada e, sobretudo, incentivar os profissionais a manterem a excelência no atendimento das crianças e dos adolescentes.
O encontro foi realizado no dia 10 de outubro, no Fórum de Camaçari. Na cerimônia, destacou-se a exibição do livro “Reino Encantado de Uma Cor Só”, escrito por Ícaro Filho, de 12 anos, morador da cidade.
Ícaro lançou a obra aos 9 anos, sendo que a narrativa começou a ser concebida quando ele tinha apenas 4 aninhos, sob o incentivo do pai, que contava histórias aleatórias diariamente. Nesse sentido, o livro aborda as relações entre pais e filhos, pontuando a importância desse contato, assim como estimula que outras crianças explorem o mundo da imaginação, da leitura e da escrita.
Segundo Ícaro, os trabalhos não pararam. “Agora, estou querendo dar continuidade e expandir essa história para que mais crianças possam ser encorajadas”, afirmou.
Sobre o evento em questão, que reúne as principais entidades envolvidas na integridade das crianças e dos adolescentes, Ícaro compartilhou sua impressão. “Achei esplêndido e uma oportunidade única de falar diante de tantas pessoas importantes, tantos doutores. Sinto-me muito privilegiado”.

Estiveram presentes o Desembargador Salomão Resedá, que lidera a Coordenadoria da Infância e da Juventude; a Juíza da Vara da Infância e da Juventude de Camaçari, Louise de Melo Cruz Diamantino Gomes; a Promotora Substituta da Infância, Virgínia Manzzini Libertador; os Defensores Públicos Marcus Cavalcanti e Ana Paula Perazzo; e a Gerente do Case, Irmã Dulce/Fundac, Suzana Esteves.
A rede de proteção é composta por entidades, instituições e profissionais dedicados a garantir o apoio e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Entre os principais membros, estão: Conselheiros Tutelares; Promotores; Juízes das Varas da Infância e da Juventude; Defensores Públicos; Educadores Sociais; profissionais que trabalham em entidades sociais, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); policiais das Delegacias Especializadas; entre outros.
Descrição da imagem: autoridades da mesa de honra do evento, em pé [fim da descrição]. #pratodosverem #pracegover


