O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, reinaugura o Fórum de Gandu e instala uma Sala Passiva de Videoconferência e uma de Depoimento Especial no Município, distante 216 quilômetros da capital.
“O magistrado tem a função de devolver à sociedade a paz social; e os políticos têm a função de transformar a sociedade para melhor,” afirmou, com convicção, o Chefe do Judiciário baiano, abordando a importância social de todas as profissões e reconhecendo o trabalho de excelência de todos os envolvidos na reforma do Fórum de Gandu.
“Fui criado por um político Vereador que, depois, se elegeu Prefeito. Aprendi e ouvi os ensinamentos mais nobres que dizem respeito à retidão da cidadania, todos são importantes”, ressaltou o Presidente do TJBA, durante a solenidade de reinauguração, ocorrida na sexta-feira (14).
A obra de revitalização do Fórum teve como objetivo promover maior modernização, economia, segurança e sustentabilidade no edifício, a fim de melhor atender aos jurisdicionados. A reforma incluiu: reforço estrutural; revisão elétrica e troca de luminárias por modelos em LED; substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos splits; revisão hidrossanitária e substituição de revestimento; readequações na pavimentação externa e revitalização de piso de alta resistência; elevação do muro externo para instalação de concertina, iluminação externa e reforma das portas e troca de fechaduras; pintura da edificação; e revitalização da fachada.
O Desembargador Salomão Resedá, Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJBA (CIJ) e Ex-Juiz da Comarca de Gandu, aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da iniciativa da gestão em instalar Salas Passivas e Salas de Depoimento Especial no Interior do Estado.
“Eu paro para refletir sobre a simbologia da conduta do Presidente Nilson Castelo Branco e de sua comitiva de deixarem, como pingos de luz, as Salas de Depoimento Especial e as Salas Passivas no território baiano,” afirmou o Desembargador Resedá.
O Diretor do Fórum, Juiz Natanael Ramos de Almeida Neto, agradeceu à administração do Presidente Nilson Castelo Branco a realização da reforma em Gandu. “A finalidade dessa obra é preservar e modernizar o patrimônio público, adequando-se às novas exigências para podermos prestar um bom e célere serviço jurisdicional para as pessoas dos Municípios de Itamari, Nova Ibiá, Gandu e Piraí do Norte,” finalizou o Magistrado.
Ao final da solenidade, acompanhado das demais autoridades, o Presidente Nilson Soares Castelo Branco realizou o descerramento da placa de reinauguração do Fórum de Gandu, da Sala Passiva e da Sala de Depoimento Especial.
Sala Passiva e Sala de Depoimento Especial
Na ocasião, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende apresentou o Projeto Juízo 100% Digital e falou sobre os esforços da gestão para ampliar o acesso dos vulneráveis digitais à Justiça, por meio da internet, com a instalação de Salas Passivas e Pontos de Inclusão Digital por todo o estado da Bahia.
A Desembargadora destacou, ainda, que mais de 700 Varas estão aptas a receber processos pelo Juízo 100% Digital no Estado.
A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente Nilson Soares Castelo Branco; pela Coordenadora de Apoio do 1º Grau de Jurisdição e dos Projetos de Implantação do Juízo 100% Digital e Núcleo da Justiça 4.0, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; pelo Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), Desembargador Salomão Resedá; pelo Diretor do Fórum, Juiz Natanael Ramos de Almeida Neto; e pelo Prefeito do Município, Leonardo Cardoso.
Estiveram presentes, também, o Juiz Gleison dos Santos Soares; a Coordenadora do Conselho Tutelar de Gandu, Jeane Alves; a Administradora do Fórum, Servidora Thais Almeida Silva; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zilda Monteiro da Costa; a Coordenadora do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Gandu, Joselene Cerqueira Silva; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Coronel PM Paulo Silveira; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira; e a Diretora de Primeiro Grau, Viviane da Anunciação.
Descrição da imagem: participantes da solenidade em Gandu pousando para foto ao lado do presidente do TJBA e do Desembargador Salomão Resedá, na frente do Fórum [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem