A Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) começa nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025. Na terça, é realizada a II Jornada de Prevenção e Combate ao Assédio, evento que é direcionado a magistrados, servidores, colaboradores e ao público em geral, no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do TJBA, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A programação da Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação 2025, promovida pelo TJBA entre os dias 5 e 9 de maio, dispõe de uma agenda especial e inclui palestras sobre: política judiciária de prevenção ao assédio; assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; discriminação e afetividade como estratégias de prevenção; e governança corporativa no combate a práticas importunas e discriminatórias.
Tal iniciativa é organizada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e a Outras Formas de Discriminação dos 1º e 2º Graus, sob a presidência da Juíza Ana Barbuda e da Desembargadora Joanice Guimarães, respectivamente.
Programação
A Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação 2025 busca ampliar os debates com uma programação diversificada. Hoje, começa o 11º Encontro do Projeto Ampare, que inclui um Curso de Capacitação sobre Discriminação e Afetividade: Prevenindo Violências, Enfrentando Desigualdades e Promovendo Direitos, realizado em colaboração com a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), voltado a estagiários de nível médio do TJBA. Essa atividade ocorre no auditório do Tribunal Pleno, em dois horários: às 8h e às 14h, com os facilitadores Bruno Santana e Tássio Silva.
Nesse mesmo dia, também será transmitido o Podcast Saiba Mais, que conta com uma entrevista da Desembargadora Joanice Guimarães, discutindo o assédio no ambiente de trabalho e as ações das Comissões do TJBA sobre o tema. A transmissão acontece às 9h45 e às 16h45 pela Rádio Web TJBA.
Na terça-feira, 6 de maio, acontece a abertura das palestras às 9h, com a participação da Desembargadora Joanice Guimarães, dos Desembargadores Lidivaldo Reaiche e Jatahy Júnior, e das Juízas Ana Barbuda e Angélica Matos.
No dia 7 de maio (quarta-feira), o Projeto Ampare retornará com o Cine Debate, exibindo o filme “Escritores da Liberdade”, às 8h30 e às 14h30, para estagiários de nível médio do Tribunal. A ação será conduzida por Daniela Gonzaga e Cristina Goulart. No mesmo dia, ocorrerá o Café Consciente, destinado a colaboradores(as) terceirizados(as), às 8h e às 15h30.
No dia 8 de maio (quinta-feira), o Café Consciente prosseguirá, desta vez no Fórum Ruy Barbosa, e o Projeto Ampare realizará círculos de construção de paz com os estagiários de nível médio. Finalmente, no dia 9 de maio (sexta-feira), a programação se encerrará com o lançamento do Projeto “Também faço parte do TJBA”, voltado a colaboradores(as) terceirizados(as) do Tribunal.