Magistrado, Servidor, vamos julgar para avançar!
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) faz um chamado especial a todos os colaboradores, para desafiar a produtividade e contribuir para o Judiciário progredir ainda mais. Em pauta, a convocação para cumprir a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A referida meta objetiva identificar e julgar, até 31/12/2022, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2018 no 1º grau, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2019 no 2º grau, e 90% dos processos distribuídos até 31/12/2019 nos Juizados Especiais e Turmas Recursais.
De acordo com dados extraídos do sistema em 12/07/2022, o PJBA possui 590.033 processos da Meta 2, sendo que 98,6% deles estão no 1º Grau de Jurisdição. A Corregedoria Geral da Justiça do PJBA (CGJ) elaborou um Plano de Ação de Enfrentamento à Meta 2 no 1º Grau, com base em estudo de dados do PJBA, para a identificação dos processos que compõem esse acervo e a promoção de medidas administrativas e cartorárias, que objetivem o alcance dos indicadores.
O magistrado e o servidor são os protagonistas dessa ação, aprovada por unanimidade pelo Comitê de Governança do PJBA, em Reunião de Análise Estratégica, realizada em maio deste ano. O Plano de Ação de Enfrentamento à Meta 2 foi apresentado ao Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, no dia 21/07.
“O projeto vai dar uma guinada nos números de julgamento que temos. É uma ação de ataque aos processos que estão congestionando o cumprimento da nossa meta. Vamos dar um apoio mais significativo às unidades que precisam de um maior incentivo”, destaca o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
A Meta 2 existe para aperfeiçoar a justiça e atender as necessidades do cidadão, além de fortalecer a democracia e eliminar o congestionamento de processos.
Não esqueça! Servir ao cidadão é um compromisso de todos nós, faça a sua parte!
Descrição da imagem: card em tons de verde e cinza, com o número 2 de plano de fundo. Traz a mensagem “Julgar para Avançar – colabore com o aumento de produtividade do PJBA” e as marcas do PJBA e da Meta 2. [Fim da Descrição]
Saiba mais:
CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA APRESENTA PLANO DE AÇÃO DE ENFRENTAMENTO À META 2 PARA A PRESIDÊNCIA