Dos 1,3 mil selecionados para vagas de estágio, 816 já se integraram às equipes do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, depois de serem convocados a partir do resultado da inédita seleção pública.
Os estudantes aprovados começaram a se apresentar em dezembro, início da convocação. Até a manhã de hoje (14), 98 candidatos nas vagas de ensino médio e 718 de nível superior assinaram contrato de um ano.
A convocação vai até o dia 2 de fevereiro. Até lá, mais 484 selecionados serão chamados. Os aprovados precisam apresentar e comprovar toda a documentação pedida no Edital número 5, publicado na edição do dia 4 de dezembro do Diário da Justiça Eletrônico.
Dos 1,3 mil estagiários que foram selecionados, 1.100 foram de nível superior e 200 de nível médio. No interior, 1.230 estudantes fizeram as provas em Barreiras, Ilhéus, Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
Antes da iniciativa de promover a seleção pública, realizada em 28 de setembro do ano passado, o tribunal preenchia as vagas de estagiários através de uma empresa terceirizada, mas passou a utilizar o critério de mérito, a partir da realização de uma prova única.
A Universidade Corporativa (Unicorp) do tribunal preparou um curso de capacitação para apresentar a estrutura, funcionamento, história e objetivos da corte mais antiga nas Américas, criada ainda em 1609.
Cada estagiário recebeu uma cartilha contendo as principais orientações e a legislação que rege o programa de estágio do Tribunal. A acolhida dos estudantes se justifica como complemento da formação acadêmica, verificado na supervisão do estágio, a cargo de um servidor responsável.
Os estudantes selecionados são dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Comunicação, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social.
Texto: Ascom TJBA