Um momento de consolidação de importantes reflexões para o Judiciário e com experiências e conexões que ficarão marcadas na memória. Com essas palavras, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, encerrou o XVII Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), nesta quarta-feira (8), em Salvador.
O evento reuniu, durante três dias, os chefes do Judiciário estadual de todo o país, Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e especialistas para discutir o fortalecimento da Justiça. Com o tema “Judiciário do Futuro: “Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”, o encontro destacou o papel social dos tribunais, o compromisso das cortes com o meio ambiente e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.



“Muitas ideias foram debatidas, muitas sugestões foram feitas nas áreas da sustentabilidade e inovação. O mais importante de tudo é a troca de experiências entre os presidentes. Nós sempre trocamos informações a respeito do que estamos fazendo nos nossos tribunais e isso é importante, pois nos leva a adotar boas práticas. Hoje nós encerramos com muito sucesso”, afirmou a Presidente Cynthia Resende, que também exerce o cargo de Vice-Presidente de Cultura do Consepre.
Acesse a galeria de fotos do 3º dia do evento.
O último dia de atividades do encontro contou com um painel sobre o uso da tecnologia no Judiciário, que teve como palestrantes Luiz Paulo Pinho, co-fundador do JusBrasil, e Ademir Picolli, fundador e diretor do J.Ex. Em seguida, os Presidentes e Juízes Auxiliares dos Tribunais de Justiça realizaram uma reunião final antes da apresentação da Carta de Salvador, documento que reúne as conclusões resultantes dos três dias de Consepre.
Clique aqui e acesse a Carta de Salvador.
“Nós fazemos um balanço positivo do Consepre. Tivemos palestras muito proveitosas e a reunião entre os Juízes Auxiliares dos Tribunais de Justiça foi muito produtiva”, destacou o Juiz Assessor Especial da Presidência I do TJBA, Gustavo Teles, que presidiu a reunião dos magistrados assessores.
A Juíza Assessora Especial da Presidência II, Rita Ramos, salientou que o Consepre foi um espaço de pautas importantes para “toda a comunidade jurídica e, principalmente, para o atendimento dos nossos jurisdicionados”.
O presidente do TJRO, Desembargador Raduan Miguel Filho, que assume o comando do conselho no lugar do Desembargador Francisco Oliveira Neto (TJSC), pontuou que esta edição, a primeira sediada na Bahia, fortaleceu a integração entre a Justiça Estadual.
“Um orgulho muito grande estar na Bahia, ser recepcionado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pela Presidente Cynthia, pela simpatia do povo baiano. Isso fez com que o nosso Consepre fosse mais valorizado, com todos os presidentes dos Tribunais de Justiça participando dos três dias do evento e a Bahia teve grande influência nisso”, ressaltou.
A XVIII edição do Consepre será sediada em Belo Horizonte, de 12 a 14 de novembro.