O livro escolhido para o 4º encontro do Clube de Leitura do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi “Nação Dopamina”, de Anna Lembke. A escolha ocorreu durante a reunião realizada pelos participantes do clube, no dia 27 de março.
Nação Dopamina convida a refletir sobre a relação com o prazer, o consumo e a tecnologia. A autora explora os efeitos da busca constante por gratificação imediata, especialmente em um mundo cada vez mais digital. Além disso, o livro oferece ferramentas para ajudar os leitores a encontrarem um equilíbrio mais saudável e gratificante em suas vidas.
Para participar do Clube de Leitura do TJBA, é necessário ler o livro até a data do evento e realizar a inscrição por meio do preenchimento de um formulário (clique aqui e acesse), até o dia 29 de maio. A discussão acontece no dia 29 de maio, às 16h, em ambiente virtual, via Microsoft Teams, no qual os participantes podem compartilhar suas impressões e reflexões.
O Clube de Leitura faz parte do Programa + Saúde do TJBA, gerido pela Diretoria de Assistência à Saúde. Seu objetivo é promover o bem-estar físico e mental dos magistrados e dos servidores do Tribunal por meio da literatura.
Sinopse
“Nação Dopamina”, de Anna Lembke, explora como a busca incessante por prazer e gratificação imediata, alimentada por estímulos como redes sociais e consumo, pode resultar em infelicidade e sofrimento. A obra investiga o papel da dopamina (um neurotransmissor associado à recompensa) e como o excesso dessa substância pode criar dependências e prejudicar o equilíbrio mental. Lembke discute estratégias para alcançar um equilíbrio saudável entre prazer e satisfação, de modo a promover uma maior conexão com o mundo ao redor.