Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Núcleo Socioambiental reitera necessidade da mudança de cultura e da adoção de hábitos sustentáveis durante a sessão plenária dessa quarta-feira (1)
2 de junho de 2022 às 9:18
Núcleo Socioambiental reitera necessidade da mudança de cultura e da adoção de hábitos sustentáveis durante a sessão plenária dessa quarta-feira (1)

A sessão plenária dessa quarta-feira (1) foi marcada pela participação do Núcleo Socioambiental do Tribunal baiano, que, desde o dia 30 de maio, celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente com a realização de diversas ações. Na ocasião, a Coordenadora da unidade, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, falou sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), chamando atenção para a necessidade da mudança de cultura, como a substituição do copo plástico.  

“Precisamos, mais do que nunca, de força de união, de consciência solidária, para haver mudança de hábitos”, afirmou a Coordenadora do Núcleo Socioambiental ao conclamar os membros do PJBA a se engajarem no que tange a adoção de hábitos sustentáveis.  

O pronunciamento da Desembargadora foi precedido da exibição de um vídeo no qual ela e a Juíza Laura Scaldaferri, integrante do Núcleo, alertam sobre o consumo excessivo do plástico, falam sobre os pontos de coleta seletiva do Judiciário baiano e sobre o projeto Vale Luz e, ainda, dão dicas sustentáveis para economia de energia. 

 

Conforme destacou a Juíza Laura Scaldaferri, durante o vídeo apresentado, a luta defendida pelo Núcleo atende aos reclames da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca elevar a pontuação do Tribunal nos índices de Desempenho de Sustentabilidade.  

No que concerne aos índices do PJBA, considerando o 4º e o 5º Balanços da Sustentabilidade do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os quais trazem dados dos anos de 2020 e 2021, respectivamente, o Tribunal baiano apresentou uma redução de cerca de 40% no consumo de copos descartáveis. Apesar da redução significativa, continua mantendo um consumo elevado do material.  

Reconhecendo a necessidade premente de mudar a realidade no que diz respeito ao uso de copos plásticos e reiterando seu comprometimento com tal questão, o Núcleo Socioambiental distribuiu aos Desembargadores, ainda durante a sessão plenária dessa quarta-feira, uma caneca, simbolizando um importante marco na caminhada pela substituição dos copos plásticos. Na caneca, há um QR code que direciona para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.  

“Sustentabilidade não é um ato único, é um conjunto de condutas, de mudança de paradigmas, para que tenhamos um futuro melhor para as próximas gerações e para o nosso planeta”, asseverou a Desembargadora Maria de Fátima, aproveitando a oportunidade para tecer agradecimento à Mesa Diretora do PJBA, especialmente ao Desembargador Presidente Nilson Castelo Branco, pelo apoio dado às iniciativas do Núcleo. O agradecimento foi extensivo, também, à Universidade Corporativa (Unicorp), parceira na realização de ações de capacitação voltadas à sustentabilidade.  

 

Semana Mundial do Meio Ambiente 

O início do mês de junho é marcado pela Semana Mundial do Meio Ambiente, culminando com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Reforçando seu compromisso de contribuir para a construção de uma nova consciência sob a perspectiva da sustentabilidade, o Núcleo Socioambiental promove, desde o dia 30 de maio, seguindo até 3 de junho, a Feira de Sustentabilidade 2022. Já no dia 6 de junho, às 10h, será realizado o webinário “Agenda 2030 e a economia circular: O papel das baianas de acarajé na reutilização dos seus produtos no contexto da sustentabilidade”.   

Outra ação educativa prevista é o Curso de Capacitação “Elaboração de Plano de Logística Sustentável e Licitações Sustentáveis”, que será promovido entre os dias 13 e 15 de junho, com apoio da Universidade Corporativa. 

 

Doação para o NACCI 

Entre as ações do Núcleo Socioambiental, consta, também, a entrega de legumes, hortaliças e frutas – alimentos retirados das hortas do Judiciário baiano – ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI). 

A organização sem fins lucrativos recebeu produtos como coentro, alface, couve, mamão e quiabo, atendendo, assim, aos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.  

Localizadas no Fórum Regional do Imbuí, em Salvador, e na Sede do PJBA, no Centro Administrativo (CAB), as hortas cultivadas pelo Núcleo Socioambiental têm o objetivo de facilitar a aproximação dos servidores e magistrados com a natureza. A Desembargadora Maria de Fátima faz questão de destacar que o cultivo é possível em razão do apoio recebido pela equipe de jardinagem.   

 

Descrição da imagem: Sala do Tribunal Pleno, com destaque para uma mesa, com computadores, atrás da qual estão sentados o Presidente do PJBA e seus Assessores. Na parede ao fundo, há uma tela, na qual é exibida a imagem da Desembargadora Maria de Fátima. 

#pracegover #pratodosverem

Texto publicado: Ascom TJBA