O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) disponibiliza mais um canal de comunicação com os advogados e as partes de processos: o Balcão Virtual. Por meio de um novo portal, com acesso pelo site oficial do Tribunal de Justiça baiano, também será possível manter o contato com unidades judiciais. O atendimento virtual será realizado pelos servidores de cada órgão, durante o horário de expediente, de forma similar ao do balcão presencial.
Trata-se de mais uma ferramenta, que se soma às demais já disponibilizadas pelo PJBA, para melhor atender o jurisdicionado nesse período de pandemia do Coronavírus (Covid-19). O PJBA tem unido esforços para manter, tanto quanto possível, a prestação do serviço jurisdicional e da administração, e ao mesmo tempo, colaborar com a prevenção da propagação da Covid-19.
Formatado com um layout intuitivo e de fácil navegação, o Balcão Virtual segue a mesma linha do Portal de Serviços (servicosonline.tjba.jus.br), lançado no início do mês de fevereiro. A busca para o atendimento em uma das salas on-line pode ser feita por comarca, vara e unidades. A plataforma oferece também a lista de telefones e e-mails das unidades judiciais, links para Ouvidoria e Consulta Processual, além do serviço “Ajuda Online”, caso haja alguma dificuldade no acesso.
O Balcão Virtual é uma proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tornar permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país. Está regulamentado pela Resolução nº 372, de 12 de fevereiro de 2021.
A adoção da ferramenta não substitui o atendimento presencial. Após a pandemia, com a retomada de todas as atividades, a ideia é manter o atendimento pelo Balcão Virtual, como mais uma opção para as partes e advogados.
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