O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Coordenação de Saúde Ocupacional (COSOP), firmou parceria temporária com o Serviço de Apoio e Orientação a Família (SAOF), com o objetivo de acolher, de forma online, as demandas psicossociais, causadas pela pandemia do novo coronavírus e pelo isolamento social. Magistrados Servidores, Estagiários e Colaboradores do PJBA podem participar.
A parceria tem objetivo de oferecer acolhimento com base na Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, como um modo de operar o processo de trabalho em saúde, através de “uma postura que seja capaz de acolher, escutar e pactuar respostas adequadas aos usuários”, gerando resolutividade e responsabilização no cuidado.
A equipe técnica composta por Assistentes Sociais e Psicólogos estará disponível para realizar o acolhimento online aos servidores, para identificar a demanda social ou psicológica e conceber, em conjunto, estratégias de cuidado e corresponsabilização pela saúde. Se for necessário, a equipe também pode encaminhar o atendido para a rede pública ou privada de atenção à saúde.
Para solicitar o atendimento, o interessado deve preencher um formulário e enviá-lo para o e-mail: psicossocial@tjba.jus.br. A equipe vai entrar em contato, através do e-mail institucional, para o agendamento do acolhimento, que será feito por meio online através da plataforma LifeSize.
A COSOP e a SAOF fazem parte da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP).