Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS

Podcast Saiba Mais recebe o Juiz Luís Henrique de Almeida Araújo para explicar sobre o funcionamento do Múltiplo Fator de Autenticação 

20 de março de 2026 às 17:08
Podcast Saiba Mais recebe o Juiz Luís Henrique de Almeida Araújo para explicar sobre o funcionamento do Múltiplo Fator de Autenticação 

Com o objetivo de reforçar a segurança das informações e dos sistemas judiciais, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) torna obrigatório, a partir do dia 30 de março, o uso do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA). Para explicar seu funcionamento e esclarecer dúvidas, o Podcast Saiba Mais recebeu o Assessor Especial da Presidência no Eixo da Tecnologia da Informação, Juiz Luís Henrique de Almeida Araújo. 

A entrevista completa é transmitida pela rádio web do TJBA, às 9h e às 16h, sempre às quartas e sextas-feiras do mês de março. Também é possível conferir a conversa no spotify do TJBA e no canal do YouTube.  

Cumprindo a Portaria nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o método MFA consistente em verificar a identidade do usuário, adicionando mais uma camada de proteção no processo de entrada, além da simples senha. Os usuários devem fornecer uma verificação de identidade ao acessar contas e aplicativos, como a leitura de impressão digital ou a adição de um código recebido por telefone.  

“Há um impacto significativo no uso do MFA em processos, pois sabemos que nos sistemas judiciais tramitam ações de caráter sigiloso, envolvendo situações extremamente sensíveis. Esse Múltiplo Fator representa mais um avanço nesse processo de segurança para o usuário. É algo muito importante e a recomendação, neste momento, é de que baixem logo o aplicativo e passem a utilizar a ferramenta”, destaca o magistrado durante a entrevista.  

Para efetuar a habilitação do MFA, será utilizado o aplicativo Microsoft Authenticator no aparelho móvel (smartphone ou tablet), que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login e e-mail.  

Clique aqui e acesse o manual para habilitar o MFA no aparelho móvel.  

Por fim, o Juiz Luís Henrique ressalta as demais medidas de segurança digital desenvolvidas pelo Poder Judiciário, tanto para a proteção interna dos sistemas, quanto para os seus usuários magistrados e servidores.  

Palestra   

No dia 25 de março, o TJBA promove a palestra “Fortalecendo acessos com senha segura e Múltiplo Fator de Autenticação (MFA)”, às 14h, no Auditório Desembargadora Olny Silva. Voltada ao público interno, a atividade objetiva orientar magistrados, servidores e colaboradores sobre boas práticas de segurança digital, bem como conscientizar sobre a importância da proteção de dados no ambiente institucional.     

Saiba mais 

Texto publicado: Ascom TJBA