O Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), sob a supervisão da Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e a coordenação da Juíza Rita Ramos, promoverá, às 10h do dia 28 agosto, a segunda edição do Projeto Pontes do Saber. Intitulada “Ação Popular no Direito Ambiental”, a palestra será realizada no Auditório do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).
A iniciativa Pontes do Saber visa fortalecer a cidadania e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema de Justiça mediante a promoção do contato entre magistrados do Judiciário baiano e instituições de ensino da capital e do interior, a fim de compartilharem experiências e conhecimentos com estudantes do ensino médio e superior. O projeto reafirma o compromisso do TJBA com a democratização do conhecimento jurídico e com a construção de uma sociedade mais informada, participativa e justa.
Parte do Projeto, a palestra “Ação Popular no Direito Ambiental” será ministrada pela Juíza Liana Teixeira Dumet, pós-graduada em Direito Público e autora do livro “Ação Popular no Direito Ambiental: ato de cidadania assecuratório do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
“O Projeto Pontes do Saber contribui para a formação de uma nova geração de operadores do Direito verdadeiramente conectados com as necessidades dos cidadãos. Ao integrar conhecimento acadêmico e experiência judicial, o projeto constrói as bases para um sistema de justiça mais ágil, eficiente e democrático, no qual cada jovem estudante se desenvolve como agente de mudança da realidade social brasileira”, afirma a Juíza Liana Dumet.