Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Presidente do TJBA exalta a inauguração do novo fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus 
22 de janeiro de 2026 às 17:39
Presidente do TJBA exalta a inauguração do novo fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus 

O Projeto TJBA Mais Perto foi o primeiro evento realizado no novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, da Comarca de Ilhéus, inaugurado na quarta-feira (21). A nova edificação é uma referência em unidade judicial no estado, o que foi celebrado pela Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. 

“Este fórum é um dos maiores e, com certeza, o mais moderno de todos, com todas as suas instalações elétricas, hidráulicas e de segurança – nós temos porta giratória, câmeras de vídeo, sistema reconhecimento facial. Tudo isso faz dele o fórum mais bem avaliado hoje no Tribunal de Justiça. Parabenizo a todos que construíram, a todos que vão trabalhar nele e a toda a população, que é maior beneficiada”, celebrou a Desembargadora Cynthia Resende. 

O novo fórum funciona na Avenida João Higino Filho, s/n, Jardim Atlântico. Em seu entorno, foram construídas quadras poliesportivas de areia, que cedidas ao Município de Ilhéus para uso da comunidade. Também foi cedido ao município o fórum antigo, situado no bairro Cidade Nova. 

Nove fóruns foram construídos ou revitalizados na gestão da Presidente Cynthia Resende, iniciada em 1º de fevereiro de 2024: os equipamentos já foram entregues em Ilhéus, Wenceslau Guimarães, Eunápolis, Alagoinhas, Tremedal, Retirolândia e São Gonçalo dos Campos, enquanto nas comarcas de Ibirapuã e São Felipe as obras estão no estágio final.  

“A priorização do 1º Grau tem um impacto direto na prestação jurisdicional porque é no 1º Grau que as ações se iniciam. O primeiro contato do cidadão com a Justiça é no 1º Grau, então, ela precisa estar bem. Precisa ter instalações condignas e o magistrado precisa ter uma assessoria maior”, afirmou a Presidente do TJBA.  

Leia também:

Novo fórum de Ilhéus é inaugurado e vira referência no Judiciário 

Texto publicado: Ascom - TJBA