Foto: Gustavo Moreno/STF
O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, participou da reunião dos Chefes do Judiciário do país com o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Edson Fachin. O encontro aconteceu, nesta terça-feira (10), no Salão Nobre do STF.
A reunião discutiu os desafios institucionais das Cortes de Justiça e as perspectivas para o futuro da magistratura. Na ocasião, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido pelo Ministro Fachin, assinou, com os tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal um instrumento de cooperação técnica voltado ao fortalecimento de ações de modernização do Poder Judiciário.


O acordo estabelece diretrizes para ampliar a articulação institucional entre o CNJ e as cortes estaduais e promover iniciativas alinhadas às finalidades do Fundo de Modernização do Conselho Nacional de Justiça (FMCNJ). Com vigência de dez anos, a cooperação prevê o desenvolvimento conjunto de ações voltadas à transformação digital e ao aprimoramento da gestão e dos serviços prestados pelo Judiciário.
Em seu discurso de abertura, o Ministro Edson Fachin defendeu um Judiciário comprometido com a transparência, a inclusão e a confiança pública.
“Precisamos começar a construir o futuro do Judiciário agora, com o nosso exemplo. Não podemos ser indiferentes às mazelas da nossa população. Não podemos ficar indiferentes às demandas por ética e transparência que vêm da sociedade, porque essas demandas são legítimas; e ignorá-las seria trair a promessa que um dia fizemos à Constituição”, pontuou o Presidente do STF.
Participaram da reunião Presidentes dos Tribunais Superiores da República, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Eleitorais, dos Tribunais Regionais do Trabalho, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais de Justiça Militar Estaduais.
O Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), também, esteve presente no encontro.