A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, esteve no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) para receber, em mãos, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), Conselheiro Marcus Presídio, o troféu do Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A agenda institucional reforçou o diálogo entre o Judiciário baiano e os órgãos de controle e marcou o reconhecimento às práticas de governança e transparência adotadas pelo TJBA, que conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o mais alto nível de certificação do programa.
“Para nós é motivo de muito orgulho, de muita honra, receber esse troféu aqui hoje. Sempre grata pela atenção do Tribunal de Contas nesses dois anos da minha gestão. É muito gratificante essa relação interinstitucional”, destacou a Presidente.
A premiação decorre de uma atuação institucional integrada e do trabalho técnico desenvolvido por magistrados, gestores e, especialmente, por servidores e servidoras do Tribunal, responsáveis pela organização, atualização e disponibilização das informações públicas, em conformidade com os critérios nacionais de transparência.
Estiveram presentes na ocasião a Desembargadora Maria de Lourdes Medauar; o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, Presidente eleito do TJBA; o Desembargador Gildásio Penedo Filho, atual Corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e Presidente eleito do TCE/BA ; a Juíza Assessora da Presidência em Assuntos Institucionais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Rita de Cássia Ramos de Carvalho; o Desembargador Alberto Raimundo Gomes dos Santos; e Karina Martinez, Controladora-Chefe do Judiciário.
Durante o encontro, o Desembargador Gildásio Penedo Filho convidou a Presidente do TJBA para a solenidade de posse da nova Administração do TCE/BA, prevista para fevereiro de 2026, reforçando a importância do diálogo interinstitucional e do trabalho conjunto para o fortalecimento da transparência pública, da prestação de contas e da confiança da sociedade nas instituições.