Dia 5 de fevereiro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) empossa a nova Mesa Diretora para o biênio 2026-2028. Assim, em janeiro, os convites para esta solenidade estão sendo entregues. Na segunda-feira (19), o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, eleito para o cargo de Presidente, entregou, pessoalmente, o convite da solenidade para o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Na oportunidade, o Presidente eleito renovou o compromisso de manter uma convivência harmoniosa entre os Poderes. “Nossa disposição é de mantermos um diálogo de excelência, sempre aberto, de forma leal e republicana, colocando os interesses do cidadão, do jurisdicionado, em primeiro lugar”, afirmou o Desembargador. A visita institucional ao Governador, que compõe a Mesa de Honra da cerimônia de posse, aconteceu na Sede da Governadoria.
Eleição
O Desembargador José Edivaldo Rotondano, atual Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi eleito Presidente do TJBA, em novembro de 2025, para o próximo biênio. Na mesma sessão plenária, conduzida pela Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, foram escolhidos os demais membros da Mesa Diretora: os Desembargadores Josevando Souza Andrade (1º Vice-Presidente); Mário Albiani Júnior (2º Vice-Presidente); Salomão Resedá (Corregedor-Geral da Justiça); e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial).
“Vou cuidar de pessoas. A minha intenção é melhorar, cada vez mais, realizar ações que possam impactar positivamente nos resultados do Tribunal e que promovam benefício para toda a sociedade. Temos um projeto de gestão robusto, bem pensado, amadurecido, e eu estou absolutamente animado e cheio de energia para torná-lo real e concreto”, afirmou o Desembargador José Edivaldo Rotondano, quando eleito.
Na mesma ocasião, foi realizada a eleição para os cargos de Ouvidor Judicial e o seu respectivo substituto; e para vagas no Órgão Especial e no Conselho da Magistratura. O Desembargador Alberto Raimundo Gomes dos Santos foi eleito Ouvidor Judicial e terá a Desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel como substituta.
Posse
A posse, no dia 5 de fevereiro, segue o rito da sessão especial de cerimônia, previsto no Regimento Interno do Poder Judiciário baiano. Acontece no Fórum Ruy Barbosa, com a presença de autoridades civis e militares. A cerimônia tem início com a revista à tropa da Polícia Militar; em seguida há uma visita à cripta onde se encontram os restos mortais do jurista Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta. Na sequência, o Salão Nobre do Fórum recebe as autoridades para a transmissão do cargo.