A Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação 2025 do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aconteceu entre os dias 5 e 9 de maio e reuniu cerca de 600 participantes em uma programação diversa voltada a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as). A Semana contou com a II Jornada de Prevenção ao Assédio e com os Projetos Café Consciente, Ampare e Também Faço Parte do TJBA.
Para a Desembargadora Joanice Guimarães – Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e a Outras Formas de Discriminação do 2º Grau –, “a Semana de Combate ao Assédio foi muito boa e isso é muito importante, porque onde a gente reclama, onde a gente tem vez, onde a gente pode falar, vamos ter a satisfação de trabalhar nesse ambiente”.
A Juíza Ana Barbuda, Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e a Outras Formas de Discriminação do 1º Grau, externou: “acredito que, ao aderir a Semana Nacional, o TJBA, por meio das Comissões que trabalham juntas, vem apenas reafirmar sua posição ao lado da Justiça que cuida de pessoas e as acolhe. A promoção de um ambiente institucional saudável não é apenas um dever legal, mas também um compromisso ético”.