Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa conta com prêmio inédito de jornalismo; confira as categorias e participe 
16 de outubro de 2025 às 8:58
Programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa conta com prêmio inédito de jornalismo; confira as categorias e participe 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove, por meio da Coordenadoria da Mulher, o Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam”, iniciativa inédita que integra a programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O prêmio reconhece trabalhos que evidenciam histórias de superação e enfrentamento da violência contra a mulher, em sintonia com tema central desta edição “Narrativas que salvam. O papel da mídia no enfrentamento à violência doméstica”. 

A iniciativa está em sua etapa de submissão dos trabalhos até o dia 3 de novembro e abrange duas categorias principais. A categoria ‘profissional’, que contempla trabalhos nas modalidades reportagem escrita, reportagem audiovisual, reportagem em áudio e fotojornalismo. Já a categoria ‘universitária’ é destinada a estudantes de jornalismo que não estejam vinculados a veículos profissionais, incentivando a participação de novos talentos na comunicação baiana. 

Além dessas categorias, a comissão julgadora poderá conceder o Prêmio Especial “Narrativas que Salvam”, voltado a personalidades e influenciadores digitais cujos trabalhos contribuam, com protagonismo e sensibilidade, para dar visibilidade a histórias de mulheres que superaram situações de violência. 

A divulgação dos finalistas está marcada para o dia 11 de novembro de 2025, com a publicação no Diário da Justiça Eletrônico e no site da Coordenadoria da Mulher do TJBA. A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro de 2025, às 14h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, durante as ações da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. 

Os trabalhos selecionados terão seus conteúdos disponibilizados em uma plataforma digital da Coordenadoria da Mulher, o que possibilitará maior alcance e engajamento das histórias premiadas com o público. 

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada em três edições anuais, que concentra esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Na última edição, em agosto, o TJBA, com o apoio da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição (CAPG), da Diretoria do Primeiro Grau (DPG) e da Coordenadoria Estadual da Mulher, realizou mais de 250 audiências escutatórias e admoestatórias, além de ações educativas em diversas comarcas do Estado. 

Iniciativas conjuntas como a Semana da Justiça pela Paz e o Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam” reforçam o compromisso do TJBA com a promoção dos direitos humanos, a sensibilização da sociedade e o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres. 

Acesse o edital e o formulário de submissão de trabalhos. 

A Coordenadoria da Mulher está disponível para dirimir dúvidas através do e-mail coordenadoriamulher@tjba.jus.br ou dos telefones 71 3372-1867 / 1895. 

Texto publicado: Ascom TJBA