Sempre atenta às vantagens que a tecnologia pode proporcionar, a Corregedoria-Geral da Justiça vem desenvolvendo o Projeto Justiça no ZAP, que utiliza o sistema WhatsApp institucional nas Centrais de Mandados para proporcionar maior efetividade no cumprimento de mandados, adotando boas práticas digitais, em conformidade com os ditames do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Trata-se de mais uma iniciativa, dentre tantas direcionadas ao incremento da entrega jurisdicional, que visa proporcionar melhor eficiência administrativa, evitar barreiras geográficas, diminuir, significativamente, o uso de papel e fortalecer a proximidade entre a Central de Mandados, o Poder Judiciário e o cidadão. Essa ação moderniza e simplifica a comunicação, ampliando os canais de atendimento e reforçando a transparência e a acessibilidade.
O Projeto Justiça no ZAP já foi implementado, com sucesso, nas Comarcas de Paulo de Afonso e Vitória da Conquista. Tal implantação ocorreu por ocasião da realização de Inspeções Ordinárias nessas Comarcas, oportunidade em que equipes de Servidores da Coordenação de Atendimento Técnico (COATE) instalaram equipamentos novos, modernizando os recursos tecnológicos das Unidades, a fim de viabilizar o pleno funcionamento do aplicativo integrado ao Poder Judiciário baiano.
Por meio do aplicativo, com o Projeto Justiça no ZAP, as Centrais de Mandados poderão emitir comunicados institucionais, convocar e/ou se comunicar com Oficiais de Justiça, enviar informações e avisos sobre diligências em andamento, orientar e oferecer suporte aos Servidores, bem como os Oficiais poderão realizar citações e intimações através do WhatsApp institucional.