Discussões sobre vivências LGBTQIA+, gênero, sexualidade e prevenção foram alguns dos tópicos da palestra “Sexualidade, respeito à diversidade, saúde sexual e reprodutiva”, voltada para os estagiários de nível médio do Poder Judiciário da Bahia (PJBA).
A palestra ocorreu na segunda-feira (17) em dois horários, das 10h às 12h e das 14h às 16h, e é um dos alicerces do projeto Saúde do Adolescente e Jovem, idealizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes). A Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Barreto de Castro, e a Assistente Social da Segesp, idealizadora do projeto, Denise Ferreira, acompanharam as exposições.
Assuntos como estratégia de prevenção e gravidez de risco foram falados na aula, além da exibição de um documentário sobre vivências LGBTQIA+. “Acho importante falar sobre essas temáticas. Mesmo o público sendo mais amplo, é necessário que a gente saiba, tanto sobre direitos como sobre outros tipos de existência”, comentou Dante Freire, um dos educadores do PrEPara Salvador
Priscilla Caires, Coordenadora Clínica do PrEp1519 em Salvador, Cientista social e Assistente Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ressaltou a importância da iniciativa do projeto no âmbito do Tribunal. “Quando a gente está em um local onde se faz justiça, a gente espera isso do mesmo. Acreditamos que esse papel é importante, que essas pessoas que já estão aqui, envolvidas nesse processo de construir uma sociedade mais justa, saiam também informadas sobre como podem agir e o que devem fazer”.
O PrEPara Salvador faz parte do PrEp1519, estudo desenvolvido em três capitais brasileiras com o objetivo de avaliar a efetividade da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Por meio dele, os jovens e adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres trans ou travestis ou homens cisgêneros gays, bissexuais ou HSH da capital e região metropolitana podem ter acesso a várias práticas de prevenção ao HIV e outras ISTs, com acompanhamento multiprofissional em saúde na sede do projeto ou on-line, na própria casa. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site clicando aqui.
O Projeto Saúde do Adolescente e Jovem do PJBA tem o intuito de desenvolver atividades de educação e saúde com vistas a potencializar o projeto de vida dos jovens e melhor qualificar a sua prática profissional em campo de estágio. Em novembro, as ações do projeto visam o debate sobre a construção positiva da identidade étnico-racial, bem como o combate da discriminação, preconceito, racismo institucional e de outras expressões da desigualdade de raça, e valores ou direitos protegidos ou que comprometam os ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988.
Descrição da imagem: estagiários, sentados, assistem à palestra da Cientista e Assistente Social Priscilla Caires [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem