No dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) tem buscado desenvolver um trabalho de inclusão social cada vez mais forte. Para falar sobre o tema, a Juíza Élbia Araújo, integrante da Comissão de Acessibilidade do Tribunal baiano e mãe de uma jovem autista, concedeu entrevista para a Rádio Web PJBA.
A magistrada abordou situações importantes do cotidiano de uma criança autista que precisam ser observadas para um convívio mais tranquilo e inclusivo.
Confira um trecho da entrevista:
Élbia Araújo
Juíza do PJBA
A entrevista completa vai ao ar na rádio do Tribunal baiano amanhã (2), às 10h e 16h, e será reprisada nos dias 4 e 6 de abril, nos mesmos horários. Para acessar a Rádio Web TJBA é só clicar no botão que fica no lado direito do site institucional, ou do lado esquerdo, se o acesso for por dispositivos móveis.
Cabe salientar que, por meio da Comissão de Acessibilidade, o Tribunal baiano propõe metas e projetos que promovem maior contato do Judiciário com as pessoas com deficiência.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, uma a cada 160 crianças apresentam o espectro autista, também conhecido como TEA. Esse transtorno se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
Depoimento – O Presidente da Comissão de Políticas Sociais e Desenvolvimento do Cidadão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselheiro Mário Maia, também contou um pouco sobre sua história, sua situação familiar, trazendo um relato de transformação após o nascimento do seu filho autista.
“Eu hoje tenho uma visão de mundo totalmente diferente. O Mário me torna uma pessoa melhor a cada dia”, ressaltou o Conselheiro do CNJ.
Confira o vídeo:
#Áudiodescrição: Imagem da Juíza Elbia Araújo, sorrindo nas instalações da Rádio Web PJBA com a ex-repórter do Tribunal baiano, Fábia Barbosa.