Adultização infantil: riscos, direitos e proteção. Para falar sobre esse tema, o podcast Justiça Explica da rádio web do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) convidou o Delegado Francisco Geraldo Matos, Titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Crianças e Adolescentes.
O bate-papo, com o intermédio da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJBA, está sendo veiculado às terças e às quintas-feiras do mês de setembro, às 9h e às 15h, na rádio web TJBA.
Na oportunidade, o Delegado chamou atenção para a necessidade de os pais estarem atentos ao comportamento dos filhos, principalmente quando envolve o uso da internet, a fim de evitar a violação dos direitos. Ele compartilhou dicas de como os responsáveis podem perceber sinais de adultização, em casa, na escola ou nas redes sociais, e como proceder para proteger crianças e adolescentes.
“O pai tem que fiscalizar o uso de aparelhos eletrônicos dos filhos, o tempo dedicado e dar limites. Filho não tem que ficar com aparelho celular enquanto os pais estão dormindo, por exemplo”, afirmou.
A temática adultização infantil no ambiente virtual ganhou destaque na mídia após denúncias feitas por um influenciador nas redes sociais, no início do mês de agosto. Situação que já resultou em projeto de lei (em fase de sanção do Presidente) que cria regras para a proteção das crianças e dos adolescentes no ambiente digital. O Delegado, também, contextualizou as mudanças que têm sido geradas no cenário atual.
“Toda as instituições que estão conectadas nesse sistema de proteção terão que estar preparadas para lidar com o resultado prático da regulamentação, com a possibilidade de novas infrações, sejam elas criminais, sejam administrativas”, disse.
Escute o podcast na rádio. O Justiça Explica fica disponível, também, nos canais institucionais do Judiciário baiano no YouTube e no Spotify.
Denuncie a violação ao direito da criança e do adolescente:
Disque 100
Disque 180
Delegacia Virtual da Polícia Civil: www.ba.gov.br/policiacivil/delegacia-virtual
Presencial, em qualquer unidade policial, especializada ou não