O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Tecnologia e Modernização (Setim) e do Laboratório de Inovação do TJBA (AxéLab), conquistou o 3º lugar com o Robô Nêmesis, no 1º Hackathon de Iniciativas em Inteligência Artificial no Processo Judicial Eletrônico (PJe), promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A entrega da premiação ocorreu no mês de dezembro, durante a cerimônia de encerramento, realizada de forma virtual.
A equipe do AxéLab concorreu com a solução Robô Nêmesis, baseada em metadados para a elaboração automática de minutas de homologação de acordos e desistências, promovendo celeridade no encerramento de processos. Os integrantes da equipe foram o Juiz Auxiliar da Presidência, Rodrigo Souza Britto; o Diretor de Modernização, Fábio Martins da Silva; e os servidores, Lúcio Ribeiro Gomes, Arilson da Silva Santos e Jonathan Moreira Cardozo.
“Esse prêmio é um reconhecimento muito importante para todos nós. Ele mostra que a solução do Robô Nêmesis, desenvolvida pela equipe do AxéLab, está no caminho para tornar a Justiça da Bahia mais rápida, eficiente e moderna”, destacou o Diretor de Modernização, Fábio Martins.
O Hackathon integrou a programação do 1º Encontro Nacional de Tribunais Usuários do Pje (ENIA-PJe) e foi realizado pelo TJDFT, por meio do Laboratório de Inovação Aurora (AuroraLab). A iniciativa reuniu equipes de diversos tribunais do país, com o desafio de desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial generativa e automação, capazes de serem integradas ao ecossistema do PJe.