Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Segunda edição do Exame Nacional da Magistratura será realizada neste domingo (20/10)  
17 de outubro de 2024 às 13:22
Segunda edição do Exame Nacional da Magistratura será realizada neste domingo (20/10)  

Mais de 30 mil pessoas participam, neste domingo, 20 de outubro, da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que terá provas realizadas em todas as capitais brasileiras. A habilitação é pré-requisito para bacharéis em Direito prestarem concursos públicos para ingressar na carreira de juiz. O estado da Bahia tem 1.709 pessoas inscritas e as provas acontecerão no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, e no Centro Universitário Estácio da Bahia (Campus Gilberto Gil), no Stiep, ambos em Salvador.   

O Enam foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é organizado e realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Seu objetivo é assegurar que os processos seletivos para magistratura valorizem a vocação para a carreira, o raciocínio e a resolução de problemas.   

Como na edição anterior, a prova contará com 80 questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções Gerais do Direito e de Formação Humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal.  

A habilitação tem caráter eliminatório e não classificatório. O período de validade do certificado de habilitação é de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.  

Ao todo, 33.147 candidatos estão inscritos. Destes, 5.516 participam como pessoas negras, 1.254 como PcD e 33 como indígenas.   

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio da Comissão de Heteroidentificação, realizou o procedimento de validação da condição de pessoa negra para os candidatos que assim se identificaram no ato da inscrição e que são domiciliados no território baiano.   

A esse respeito, a Resolução CNJ nº 457/2022 estabeleceu a obrigatoriedade de os Tribunais instituírem tais comissões. Para mais informações sobre o procedimento, acesse a página da Comissão de Heteroidentificação do TJBA.  

A primeira edição do Enam ocorreu no dia 14 de abril e contou com 39.855 inscritos. Destes, 7.301 bacharéis de Direito se habilitaram para prestar concursos da magistratura promovidos pelos Tribunais Regionais Federais, Estaduais, do Trabalho e Militares.  

Para mais informações:   

enfam.jus.br/enam/o-exame

Assessoria de Imprensa  

Cecília Barroso | barroso@enfam.jus.br | (61) 3319-7718 | (61) 99677-2720  
Natália Kenupp | kenup@enfam.jus.br | (61) 3319-7893 

Descrição da imagem: logomarca do Enam com a letra A sendo formada por um triângulo amarelo e um semicírculo azul que remetem à bandeira do Brasil [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA com informações da Enfam