O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove, até o dia 16 de maio, a Semana da Memória 2025 com o tema “80 Anos do Holocausto: Memória, Justiça e Direitos Humanos”. O evento é aberto ao público e reúne diversas ações culturais em sua programação, entre elas a exposição “Shoá: como foi humanamente possível?”, uma mostra itinerante organizada pelo Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto em Jerusalém).
Instalada no átrio do edifício-sede do TJBA, a exposição apresenta, de maneira cronológica, por meio de fotos e textos, a vida judaica antes da Segunda Guerra Mundial, a ascensão do nazismo e as primeiras perseguições enfrentadas pelo povo judeu, como a disseminação da propaganda antissemita e a conivência de parte das populações da Alemanha e de países ocupados pelo Terceiro Reich com a violência nazista.
Em seguida, é mostrado o início da Segunda Guerra e a criação de guetos e campos de concentração, em especial Auschwitz-Birkenau, evocado como símbolo de todo o horror do Holocausto. Também são exibidas imagens da libertação do Norte da África e da Europa do domínio nazista, histórias de sobreviventes e relatos da época, bem como a apresentação dos “Justos das Nações”, não-judeus que arriscaram suas vidas para salvar judeus da perseguição nazista.
Ao fim, são apresentados o Yad Vashem e o Museu do Holocausto de Curitiba, ambos memoriais importantes que visam guardar e transmitir a história do povo judeu para gerações futuras.
A Semana da Memória do TJBA é uma iniciativa da Comissão Permanente de Memória, sob a Presidência do Desembargador Cássio Miranda, e atende à Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O referido normativo instituiu o Dia da Memória do Poder Judiciário no mês de maio (10) e recomendou a celebração da data, por parte dos Tribunais, com a realização de encontros, palestras e seminários, com vistas à divulgação de boas práticas de gestão documental e preservação da memória.
Leia também: Semana da Memória do TJBA homenageia os 80 anos do fim do Holocausto; programação iniciou nessa segunda-feira (12)