Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Servidores que atuarão como gestores de riscos do TJBA participam de capacitação sobre o tema 
5 de dezembro de 2025 às 9:10
Servidores que atuarão como gestores de riscos do TJBA participam de capacitação sobre o tema 

Servidores indicados para atuarem como gestores de riscos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participaram de uma capacitação destinada a prepará-los para identificar, analisar, avaliar, tratar, monitorar e comunicar os riscos dos processos de trabalho, atividades, projetos ou iniciativas sob sua responsabilidade.    

Voltado à efetiva implementação da Política de Gestão de Riscos do TJBA, instituída pela Resolução nº 02/2025, o curso ocorreu no período de 1º a 4 de dezembro, na sede da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), sendo uma iniciativa do Comitê de Gestão de Riscos, com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência (SGP), da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e da Controladoria do Judiciário (CTJud).  

Conforme a Controladora-Chefe, Karina Martinez, mapear e monitorar os riscos fortalece a governança da instituição. “O curso capacitou e instruiu os gestores de riscos de cada Secretaria para que eles possam ajudar na confecção da matriz de risco institucional, onde serão mapeados riscos tecnológicos, financeiros, de integridade e estratégicos. Isso vai viabilizar um Tribunal mais fortalecido, mais preparado”, afirmou. 

O conteúdo, ministrado por Mariana Tomasi Keppen, sócia-diretora de compliance e proteção de dados da Pironti Advogados (consultoria especializada que apoiou a implantação do Sistema de Integridade do TJBA), trouxe aspectos teóricos em relação à metodologia de gestão de riscos, além de instrumentalizar os servidores de forma prática.  

“A formação foi um marco muito importante para o Tribunal já que o coloca em um outro patamar de profissionalização em relação à governança e à gestão pública”, pontuou a palestrante. 

Participante da capacitação, o Coordenador de Governança de TIC do TJBA, Francisco Antônio da Costa Pinto, ressaltou a importância da realização de debates sobre o assunto. “Uma instituição como a nossa tem muita visibilidade pública, não falta quem queira pôr em risco os nossos ativos, sendo que o nosso principal ativo é o nosso banco de dados de processos, e isso tem um valor inestimável. Então, fazer um curso como esse, conscientizando servidores de todas as áreas sobre o que significa o risco e como fazer para se prevenir contra esse risco, é muito oportuno e muito bem-vindo”, comentou o coordenador. 

Além da capacitação, o Comitê de Gestão de Riscos tem trabalhado na elaboração do Manual de Gestão de Riscos do Tribunal de Justiça da Bahia, totalmente alinhado com as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – especialmente as de nº 347/2020, nº 410/2021 e nº 633/2025 -, com as normas nacionais e internacionais de que tratam a matéria, bem como às melhores práticas de Controle Interno, Governança, Integridade, Transparência e Gestão de Riscos.   

O material servirá como um guia para fomentar a atuação eficiente e tecnicamente embasada no processo de identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento dos diversos riscos envolvendo a instituição. 

Texto publicado: Ascom TJBA