Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Sniper: PJBA disponibiliza no Espaço do Magistrado acesso a nova ferramenta do CNJ, que permite celeridade na investigação patrimonial
31 de outubro de 2022 às 15:30
Sniper: PJBA disponibiliza no Espaço do Magistrado acesso a nova ferramenta do CNJ, que permite celeridade na investigação patrimonial

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) disponibiliza, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper). A ferramenta, inserida no Programa Justiça 4.0, confere agilidade aos processos judiciais, por meio do cruzamento entre banco de dados e identificação de bens e ativos. Disponível no “Espaço do Magistrado” (site do PJBA), o sistema é exclusivo para membros do Poder Judiciário e o uso está vinculado à quebra de sigilo em um processo judicial. 

Magistrados interessados em conhecer melhor e operacionalizar a nova ferramenta podem encaminhar e-mail para ead@cnj.jus.br e manifestar o interesse para participar da capacitação promovida pelo CNJ. É online e autoinstrucional. 

Com uma navegação intuitiva, a investigação patrimonial, por meio do Sniper, é feita em segundos. A ferramenta exibe visualmente os vínculos patrimoniais, societários e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas por meio do cruzamento de diferentes bases de dados abertas e fechadas.   

Antes do Sniper, a investigação patrimonial era um procedimento de alta complexidade que mobilizava uma equipe especializada no pedido e na análise de documentos e no acesso individualizado a bases de dados. Esse procedimento podia durar vários meses.   

Com o acesso à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), o usuário poderá realizar a busca no campo de pesquisa e o sistema emitirá sugestões a serem escolhidas. Feita as seleções da lista de resultados da busca, o objeto (de busca) e as possíveis relações entre eles serão exibidos na tela. Dentre os alcances concebíveis, está a possibilidade de destacar vínculos entre pessoas físicas e jurídicas, permitindo identificar conexões de interesse para processos judiciais. Isso, de forma rápida, eficiente e sem custo aos tribunais.  

Para acessar o sistema, será necessário indicar o CPF e a senha pessoal, conforme cadastro no Sistema de Controle de Acesso (SCA) – CNJ Corporativo, ou por meio do certificado digital. Dúvidas sobre o acesso poderão ser esclarecidas por meio do Service Desk, nos telefones: 0800 071 8522 ou (71) 3324 7400. 

O Programa Justiça 4.0 é uma iniciativa do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), que visa dar mais celeridade ao sistema judiciário brasileiro, por meio da tecnologia e da inteligência artificial. O programa conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

 

Descrição da imagem:  marca do sistema Sniper {fim da descrição}. 

#Pracegover #Pratodosverem 

Texto publicado: Ascom PJBA