Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA desenvolve ações para promover o bem-estar e a saúde mental de magistrados, servidores e colaboradores   
22 de setembro de 2025 às 8:46
TJBA desenvolve ações para promover o bem-estar e a saúde mental de magistrados, servidores e colaboradores   

Setembro Amarelo: todo mundo importa! Essa é a mensagem que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), reforça neste mês marcado pela campanha brasileira de prevenção ao suicídio.  

Envolvido por essa ação de conscientização, o TJBA externa a importância de conversar sobre o tema e ouvir o outro, bem como dedicar mais tempo às pessoas queridas – um dos passos sugeridos na Campanha “Bem-estar começa com você: 6 passos para uma mente mais leve”.  

A Segesp, inclusive, mobilizou os gestores para tirarem fotos com suas equipes, com a cor da campanha, a fim de estimular a partilha de vivências, o acolhimento e a solidariedade, voltados à valorização da vida.  

“É muito importante falarmos sobre o Setembro Amarelo. O acesso ao conhecimento acerca desses transtornos mentais vai possibilitar que as pessoas percebam as causas, os determinantes sociais e psicossociais do sofrimento e tenham condições de procurar ajuda”, afirma o Psicólogo Jonatan Santana Batista, da Diretoria de Assistência à Saúde do TJBA.  

Podcast  

O Psicólogo Jonatan conversou com a Rádio Web TJBA sobre esse tema e sinalizou a importância do cuidado com a saúde mental; os meios pelos quais as pessoas podem buscar ajuda; as possíveis causas para o aumento de pessoas com problemas de saúde mental; e apontou caminhos para que o assunto seja mais abordado, sem preconceitos.  

O bate-papo, episódio do podcast Mais Saúde, está disponível no canal do Youtube e no Spotify do Poder Judiciário da Bahia. Durante o mês de setembro, vai ao ar na Rádio Web TJBA às segundas e sextas, às 9h e às 15h.   

Um outro ponto mencionado por Jonatan na entrevista, divulgado pelo TJBA, é o atendimento Centro de Valorização da Vida (CVV). Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. O endereço do CVV é https://cvv.org.br/.      

“O voluntário conversa com a pessoa que nos procura, com a garantia do sigilo, do anonimato. Então, é a possibilidade de ser ela mesma, sem julgamento, sem crítica, para dizer o que sente, o que pensa, falar sobre a sua vida”, afirma Josiana Rocha, Porta voz do CVV 

Autocuidado  

Desde o mês de julho, o TJBA, por meio da Segesp, realiza a campanha “Bem-estar começa com você: passos para uma mente mais leve”. A ação convida magistrados, servidores e colaboradores para refletirem sobre o autocuidado e o bem-estar. E, ao mesmo tempo, para adotarem atitudes que fortaleçam a saúde mental.  

Estão sendo trabalhados seis passos que podem impactar, de forma positiva, o dia a dia: praticar ações gentis; ser grato; dedicar mais tempo às pessoas queridas; meditar; ter contato com a natureza; e iniciar um novo hobby.  Cada tópico busca inspirar reflexões, fomentar práticas saudáveis e incentivar a construção de um ambiente mais humano e equilibrado.  Esse movimento fortalece as relações, combate a solidão e melhora o bem-estar emocional.