Manter o equilíbrio entre o trabalho e o emocional. Eis um pilar importante para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Em função disso, o Judiciário baiano convida magistrados, servidores e colaboradores para refletirem sobre o autocuidado e o bem-estar. E, ao mesmo tempo, para adotarem atitudes que fortaleçam a saúde mental.
A iniciativa, que será desenvolvida ao longo do próximo semestre, apresenta um tema a cada mês, incentivando ações práticas para o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho e na vida pessoal. A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) propõe seis passos para serem seguidos. Cada um representa uma pequena mudança que pode impactar, de forma positiva, o dia a dia.
Conheça os seis passos para uma mente mais leve:
Pratique a gentileza
Atitudes gentis contribuem para um ambiente mais acolhedor, fortalecendo as relações interpessoais e impactando, positivamente, a saúde mental.
Seja grato
Praticar a gratidão, inclusive pelos pequenos gestos, favorece o bem-estar e estimula a produção de dopamina, o neurotransmissor associado ao prazer.
Dedique mais tempo às pessoas queridas
O convívio com pessoas significativas é uma importante fonte de felicidade e suporte emocional.
Medite
A meditação auxilia na redução da ansiedade, no controle da pressão arterial e no fortalecimento do equilíbrio emocional.
Tenha contato com a natureza
Interagir com ambientes naturais proporciona benefícios para a saúde, ajudando no alívio de sintomas relacionados a transtornos mentais.
Inicie um novo hobby
Explorar atividades fora da rotina profissional estimula o descanso mental, a criatividade e o desenvolvimento pessoal.
Cada tópico da campanha busca inspirar reflexões, fomentar práticas saudáveis e incentivar a construção de um ambiente mais humano e equilibrado. Acompanhe as ações e faça a sua parte!