O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) deu posse à Mesa Diretora para o biênio 2026-2028 nesta segunda-feira (2). O novo Presidente, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foi empossado pela Desembargadora Cynthia Resende, que liderou o Judiciário baiano nos últimos dois anos.



Na sequência, o Chefe do Poder Judiciário da Bahia empossou os demais membros da Mesa Diretora: os Desembargadores Josevando Souza Andrade (1º Vice-Presidente); Mário Albiani Júnior (2º Vice-Presidente); Salomão Resedá (Corregedor-Geral da Justiça); e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial).
“O meu compromisso é melhorar o Poder Judiciário e torná-lo mais próximo da sociedade. Toda a minha trajetória foi construída em projetos voltados para tirar pessoas da invisibilidade, para tornar essas pessoas cidadãs. Esse é o meu compromisso e nele permanecerei até o último instante do meu mandato”, destacou o Desembargador José Rotondano.




A Sessão Especial aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades de diversas instituições. O rito está de acordo com o artigo 12 do Regimento Interno do TJBA, que prevê a realização da posse no primeiro dia útil do mês de fevereiro.
A Desembargadora Cynthia Resende pontuou que sua gestão foi pautada pelo fortalecimento do 1º Grau de jurisdição e pelos avanços tecnológicos.

“Hoje, encerrando meu mandato, sinto que aquele cansaço todo valeu a pena, porque acredito que entrego um Tribunal melhor, mais ágil, com maiores avanços tecnológicos e com o 1º Grau mais bem estruturado. Agora, passo o ‘bastão’ para o meu sucessor, que vai dar continuidade a tudo isso”, declarou.
Solenidade comemorativa - Na quinta-feira (5 de fevereiro), o Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa sediará a solenidade comemorativa da Posse da Mesa Diretora, a partir das 9h.

A cerimônia terá início com a revista à tropa da Polícia Militar; em seguida, haverá uma visita à cripta na qual se encontram os restos mortais do jurista Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta. Na sequência, ocorrerá a transmissão simbólica do cargo no Salão Nobre.






