O Projeto Conhecendo o Judiciário recebeu mais cinco instituições de ensino na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), no final do mês de setembro. O Projeto, realizado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TJBA, recebe estudantes de Direito e do ensino médio no edifício-sede do Tribunal e no Fórum Ruy Barbosa, com vistas a conhecer, de forma mais próxima, o funcionamento do Poder Judiciário e a sua história.
Entre as instituições agraciadas, estiveram: a Faculdade Batista Brasileira (FBB); o Centro Universitário Uniruy-Wyden (Uniruy); o Curso Técnico Jurídico do Colégio Estadual Severino Vieira; a Universidade Salvador (Unifacs); e a Faculdade de Educação Social da Bahia (Faesb) de Valença. Ao conhecer as instalações do Tribunal Pleno, os estudantes conversam com Desembargadores do TJBA, no tocante à carreira da magistratura e a questões do Direito. Os estudantes da Uniruy puderam conversar com o Desembargador Cássio José Barbosa Miranda; e os da Faesb conversaram com a Desembargadora Nágila Brito.
Para a Desembargadora Nágila Brito – Coordenadora da Mulher no TJBA –, esse projeto é importantíssimo, “porque, no final, qualquer processo vai terminar aqui. Nós vemos, no jovem, a necessidade do que a gente precisa tratar”. Para Nayara Dantas Santos (estudante do quarto semestre em Direito da Uniruy), o projeto é essencial: “eu já estive aqui em outra oportunidade, mas não conhecia o Pleno. E é de extrema importância para que nós, estudantes do Direito, tenhamos esse amplo conhecimento”.
Pela tarde, os estudantes visitam o Fórum Ruy Barbosa e conhecem a edificação histórica inaugurada em 1949 e mais da história do Tribunal de Justiça mais antigo das Américas, assim como a atuação dos juízes e as diretrizes do TJBA. Para a Professora Edna Souza (da FBB), “é muito enriquecedor para o aluno ter acesso e esse contato, saber como funciona na prática. Muitos têm interesse de vir, mas não sabem como fazer. Então, essa é uma oportunidade única que eles têm no semestre e eles aproveitam bastante”. Para o Professor José Elísio (da Faesb), “falamos muito na sala de aula que uma coisa é aprender a Lei; outra coisa é aprender o Direito. E aí, é muito importante que os alunos entendam como é que funciona o dia a dia do Tribunal e como é a rotina nos gabinetes dos Desembargadores”.
Como participar
O Conhecendo o Judiciário é voltado a estudantes do curso de Direito de instituições de ensino superior da Bahia e a estudantes de níveis médio e técnico. As visitações ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras. Durante o turno da manhã, no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa.
Para participar dessa ação, o(a) professor(a) responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita, previamente, mediante o envio de mensagem para o e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando, no assunto, “Conhecendo o Judiciário”.
Linguagem Simples
O diálogo com os estudantes é pautado na linguagem simples, cujo teor privilegia a comunicação acessível. Durante a explanação sobre o Tribunal do Júri que ocorre no período da visita ao Fórum Ruy Barbosa, há o momento de uma dinâmica. Essa atividade faz um paralelo entre expressões utilizadas por médicos e aquelas que fazem parte do contexto jurídico; e promove a reflexão sobre a importância de facilitar a compreensão daqueles que ouvem a mensagem.
Vale salientar que a linguagem simples constitui uma prioridade da Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, descrita em uma das diretrizes desta gestão.
Acesse aqui a página da Linguagem Simples
Descrição da imagem: Desembargadora Nágila Brito junto com alunos e professores posando para foto durante visita do conhecendo judiciário [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem