O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) reconhece a importância do estágio como primeiro passo para a vida profissional e, em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, realiza a Semana EST “Pensando o Futuro para uma Justiça mais Sustentável”. O evento teve início nessa segunda-feira (19), com a realização de palestras, as quais buscaram preparar os estudantes para a realização do Desafio EST, que segue até a sexta-feira (23).
O setor à frente da atividade é a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP). Participam, como apoiadores, o Núcleo Socioambiental, o Núcleo de Justiça Restaurativa e a Assessoria de Ação Social.
A abertura do evento, que é destinado aos estagiários de nível médio do TJBA, ocorreu no auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Judiciário. Na ocasião, a Especialista em Prevenção e Resolução de Conflitos e Professora, Regiane Lisboa, abordou a relevância da comunicação não violenta e empática. “Meu objetivo é demonstrar a esses jovens a necessidade de repensar a Justiça e aprimorar a comunicação para criar espaços onde seja possível entender tanto as demandas do outro quanto as nossas próprias, visando sempre ao consenso”, afirmou.
Na sequência, o Secretário de Planejamento e Orçamento do TJBA, Pedro Vivas, apresentou o Desafio EST: Edição Innovation Camp, que visa refletir, conscientizar, identificar e promover ações voltadas à temática ambiental. O Secretário abordou, também, as estratégias que serão aplicadas no desafio.
Para reforçar a relevância desse tema, o gestor exibiu um trecho de um depoimento da Coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJBA, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. No material, a magistrada explica que a sustentabilidade não é um ato único, “é um processo progressivo, contínuo de reeducação, de mudanças de paradigmas e uso responsável dos recursos naturais com vistas a um bem comum”.
Dentre os temas debatidos, foram discutidos, ainda, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O momento contou com a participação do Servidor Frederico Rios Tognin, integrante do Núcleo Socioambiental.
A Juíza da 1ª Vara Cível de Camaçari, Marina Rodamilans, deu continuidade à discussão, pontuando a importância da semana e o papel de cada estagiário na instituição. Para a magistrada, o evento representa um momento de “celebrar a dedicação, a troca, o aprendizado mútuo, os laços criados nesta etapa tão importante que é o estágio”.
Parceira do TJBA na realização da Semana EST, a instituição Ja Bahia, membro da Junior Achievement Brasil (JA Brasil), também participou da série de palestras. A ONG, que promove educação empreendedora para jovens, explicou, na oportunidade, o Design Thinking, uma metodologia que usa princípios do design para criar soluções práticas e inovadoras.
Durante a tarde, os estagiários do turno vespertino, igualmente, assistiram às palestras sobre comunicação não violenta, sustentabilidade e Design Thinking.
Nesta terça-feira (20), as atividades retomam com o início da parte prática do Desafio EST. Até a quinta-feira (22), os estagiários se dedicarão ao desenvolvimento de projetos, a partir dos ODS, com vistas a refletir, conscientizar, identificar e promover ações de prosperidade e proteção ao planeta, além de implementar estratégias que busquem alternativas para a diminuição de demandas sociais. Na sexta-feira (23), ocorrerá a apresentação final dos projetos.
Paralelamente, na Praça de Serviços do TJBA, acontece a Feira de Oportunidades: Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento, que visa apresentar ações sustentáveis desenvolvidas com foco nos ODS, inspirando e fortalecendo as potencialidades individuais. A Feira estará aberta à visitação durante toda a Semana.
Descrição da imagem: A professora Regiane Lisboa fazendo a abertura da semana EST, enquanto estagiários do TJBA a assistem [fim da descrição]
#pracegover #pratodsoverem