O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Mulher, instala, provisoriamente, o Banco Vermelho na frente do edifício-sede, como símbolo de combate à violência contra mulher. Na segunda-feira (26), às 15h, será feita uma cerimônia de inauguração do equipamento. O evento ocorre de forma presencial, na área externa do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia, voltado ao público interno e externo.
A proposta, apoiada pelo Judiciário baiano e de iniciativa da Prefeitura de Salvador, em parceria com o Instituto Banco Vermelho e com uma faculdade, consiste na colocação de um banco pintado na cor vermelha e posicionado em local público de grande circulação. A ação tem como propósito convidar a sociedade a refletir sobre diversas formas de violência, em especial, o feminicídio.
O equipamento, que tem sido instalado em diversos locais de movimento na capital baiana, deve permanecer na área externa do TJBA por cerca de três semanas. No banco, há a mensagem “você não está sozinha” e um QR Code direcionando para um site que integra a rede de proteção para a mulher. A iniciativa simboliza o alerta para a mobilização, convidando à reflexão e ao engajamento coletivo.