Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA lança Plataforma Socioambiental para gestão e transparência dos dados de sustentabilidade  
9 de dezembro de 2025 às 12:54
TJBA lança Plataforma Socioambiental para gestão e transparência dos dados de sustentabilidade  

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lançou a Plataforma Socioambiental, sistema que marca um avanço importante na modernização e na transparência da gestão sustentável da Corte. A iniciativa é fruto da parceria entre o Núcleo Socioambiental e a Secretaria de Administração (SEAD).  

A nova ferramenta foi criada para substituir o envio de informações por planilhas e facilitar o repasse dos indicadores mensais e anuais exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esses dados incluem consumo de energia, água, compras sustentáveis, papel e combustível, além de métricas ligadas à emissão de carbono, todos previstos nas Resoluções CNJ nº 400/2021 e nº 641/2025, bem como alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  

Acesse a plataforma aqui

  

Como funciona a Plataforma  

  

A partir de agora, cada unidade administrativa deverá inserir, diretamente, na Plataforma os dados relativos aos indicadores de sustentabilidade. O sistema foi desenvolvido para:  

• centralizar as informações em um único ambiente digital;  

• automatizar o monitoramento, reduzindo erros e retrabalho;  

• padronizar o preenchimento, facilitando o envio dos dados por parte dos servidores; e  

• aprimorar o acompanhamento, permitindo ao Núcleo Socioambiental controlar, em tempo real, os índices de consumo e desempenho ambiental do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.  

  

Essas informações, também, alimentarão o Painel Socioambiental lançado no mês de julho deste ano. O Painel reunirá os indicadores em formato interativo, permitindo que a sociedade visualize, com mais clareza, as ações do TJBA voltadas ao cumprimento do Plano de Logística Sustentável (PLS) e do Programa Justiça Carbono Zero.  

  

Transparência e inovação  

A Plataforma Socioambiental é mais um resultado da cooperação entre o Núcleo Socioambiental e o Laboratório de Inovação AxéLab, que atuou no desenvolvimento da solução tecnológica. Para a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Núcleo, a integração entre a Plataforma e o futuro Painel garantirá mais transparência, controle e eficiência na gestão dos dados ambientais.  

  

Engajamento das unidades  

O Núcleo Socioambiental destaca que o uso da Plataforma será obrigatório com atenção especial às comarcas do interior que devem iniciar, imediatamente, a alimentação dos dados no novo sistema. A participação de todas as unidades é essencial para garantir a segurança das informações que servirão de base para as decisões estratégicas e o monitoramento das metas institucionais.  

  

Apoio aos servidores  

A Unidade Sustentável disponibilizou, no Portal Conecta Interior, vídeo tutorial e manual completo de orientações sobre o uso da ferramenta, visando facilitar a adaptação. A proposta é assegurar que os servidores responsáveis pelo preenchimento dos dados possam operar o sistema com segurança e autonomia.  

Além de atender às exigências nacionais para a área de sustentabilidade no Judiciário, a ferramenta reforça o compromisso do TJBA com a governança socioambiental e a melhoria contínua dos seus processos internos.  

Participam do projeto os servidores José Romilson Mascarenhas, Humberto da Costa Brito Júnior e Matheus Honorato Oliveira (NSA); Renata Abude Eustáquio e Juliana Nunes (SEAD); Leoton, Diordan Nascimento (CDESC); e João Vitor de Almeida Freitas e Marcos Vinícius Leal Machado (Laboratório Axé Lab), sob a direção do Desembargador Raimundo Nonato Borges Braga, integrante do Núcleo Socioambiental.   

O Núcleo Socioambiental é presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho e tem como integrantes o Desembargador Raimundo Nonato Borges Braga, bem como os Juízes Gustavo Teles Veras Nunes, Rita de Cássia Ramos de Carvalho, Eduardo Carlos de Carvalho, Ângela Bacellar Batista, Marineis Freitas Cerqueira, Marta Moreira Santana, Marina Rodamilans de Paiva Lopes da Silva, Gilberto Bahia de Oliveira, Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, Ana Cláudia Silva Mesquita, Laura Scalldaferri Pessoa e Liana Teixeira Dumet.   

Integram o grupo, ainda, os servidores Viviane da Anunciação Souza Oliveira, Larissa Torquato de Oliveira Souza, Fernanda Pinto Dantas Braga, Dilcema Araújo Almeida, Ricardo Neri Franco, Thaís Fonseca Felippi Pimentel, Moisés Bisesti de Queiroz, Vanessa Santos Travessa, Leonice Santos Salgado, Jorge Medrado Júnior, Frederico Rios Tognin, José Romilson Mascarenhas, Matheus Honorato dos Santos Oliveira, Tatiana Brandão Pomponet e Humberto da Costa Júnior.  

Texto publicado: Ascom TJBA