Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA lança Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam” durante a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa 
30 de setembro de 2025 às 18:09
TJBA lança Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam” durante a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Mulher, lançará o 1º Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam”, iniciativa inédita que integrará a programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A publicação do Edital está prevista para o dia 03 de outubro de 2025, com inscrições abertas de 03 de outubro de 2025 a 03 de novembro de 2025.  

Com o tema “Narrativas que Salvam”, o prêmio terá como objetivo valorizar produções jornalísticas que contribuirão para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio, reconhecendo o papel fundamental da comunicação na promoção dos direitos humanos, na sensibilização da sociedade e no fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres.  

“Esse prêmio é uma forma de trazer os jornalistas para a nossa causa. Temos que trazer boas notícias sobre as nossas mulheres e não centrar em questões que não deveriam ser trazidas, porque o correto é não trazer gatilhos. O correto é dizer que a pessoa que praticou aquele delito vai ser processada e vai ser julgada, e que aquela a mulher vai ter a proteção do Estado”, afirmou a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito.   

TJBA lança Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam” durante a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa 

Poderão participar jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo de toda a Bahia, com trabalhos que tiverem sido publicados ou veiculados em jornal, revista, televisão, rádio, internet, podcasts ou fotojornalismo, no período de janeiro de 2024 a setembro de 2025.  

O prêmio contemplará as seguintes categorias:  

Profissional: Reportagem Escrita, Reportagem Audiovisual, Reportagem em Áudio e Fotojornalismo;  

Universitária: destinada a estudantes de jornalismo não vinculados a veículos profissionais.  

Além das categorias principais, a comissão julgadora poderá conceder o Prêmio Especial “Narrativas que Salvam” a personalidades e influenciadores digitais que venham a dar protagonismo às histórias de superação de mulheres em situação de violência.  

Os vencedores terão seus trabalhos divulgados em plataforma digital própria, ampliando o alcance das narrativas premiadas.  

A divulgação dos finalistas ocorrerá no dia 11 de novembro de 2025, no Diário da Justiça e no site da Coordenadoria da Mulher. Já a cerimônia de premiação será realizada de forma presencial no dia 24 de novembro de 2025, às 14h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, no Centro Administrativo do Estado (CAB).  

Nesta terça-feira (30), a Desembargadora Nágila Brito se reuniu com jornalistas de diversos veículos de comunicação para apresentar a premiação. Durante o encontro, a Magistrada destacou que o jornalismo é um importante parceiro do Judiciário no combate à violência contra a mulher e na conscientização da sociedade sobre o tema.  

“Esse prêmio vem bem a calhar com o que nós queremos. Nós queremos que o jornalismo se apaixone pela mulher de tal forma que a defenda em todos os momentos. Em todos seus artigos publicados, artes. Sempre pensando que o jornalismo tem que ser porta voz daquele pedido de ajuda, esse é o verdadeiro jornalismo”, pontuou.  

Com esta iniciativa, o TJBA reforçará o compromisso de fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero, destacando a força transformadora do jornalismo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.  

Texto publicado: Ascom _ TJBA