O Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, Presidente da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), representa o Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na Sessão Solene em comemoração ao Bicentenário da Independência do Estado da Bahia, no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 05 de julho.
“O Tribunal é protagonista da independência, nós temos três heróis que se arriscaram e deram as suas vidas para que a Bahia ficasse livre do jogo português”, comenta o Desembargador Lidivaldo a respeito dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, um marco na história do país.
O Desembargador Presidente do TJBA recebeu do Deputado Federal Bacelar o convite para participar da sessão solene, feito em nome dele e das Deputadas Alice Portugal, Lídice da Mata e Rogéria Santos, e dos Senadores Jaques Wagner e Randolfe Rodrigues. O Parlamentar estende a participação para todos os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia, considerando as presenças como fundamentais “para tornar esse momento ainda mais especial e significativo”.
O Deputado Bacelar destaca que a sessão solene do Congresso Nacional vai “celebrar a rica herança cultural, o povo acolhedor e as contribuições valiosas que a Bahia tem oferecido ao Brasil e ao mundo”. O Presidente Nilson Castelo Branco reconhece a relevância da solenidade que “comemorará um marco histórico, reforçando a bravura do povo baiano, protagonista na luta pela independência, que soma muitas conquistas e progresso ao longo desses dois séculos”.
Vale ressaltar que este ano, o TJBA participou, de maneira especial, nos festejos oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que aconteceram no domingo (02), em Salvador. Pela primeira vez, a bandeira do Judiciário baino foi hasteada na abertura das celebrações ao 2 de julho, pelo papel que o Poder Judiciário Baiano teve na nas lutas pela independência.
Na data da sessão do Congresso Nacional, o Presidente do TJBA estará no 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, que acontece de 05 a 07 de julho em Porto Alegre – RS, de modo que indicou o Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, que preside a Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do TJBA e é membro da Comissão Permanente de Memória.
O Magistrado é autor de diversos artigos, publicados no site do TJBA, na sessão Memória do Tribunal. Os textos retratam acontecimentos históricos e curiosidades do Tribunal mais antigo das Américas.
A Comissão de Memória do TJBA tem como membros os Desembargadores Cássio José Barbosa Miranda (Presidente), Maria da Purificação da Silva, Rita de Cássia Machado Magalhães e Aldenilson Barbosa dos Santos; e os Juízes Arnaldo José Lemos de Souza, Joselito Rodrigues de Miranda Júnior e Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas. Os Desembargadores Regina Helena Ramos Reis, Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; e os Juízes Ana Cláudia Silva Mesquita Braid; Andrea Paula Matos Rodrigues de Miranda e Gilberto Bahia de Oliveira são suplentes.
A Cidis tem como membros o Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto (Presidente); os Desembargadores Ivete Caldas Silva Freitas Muniz, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Nágila Maria Sales Brito; e o Juiz Eduardo Carlos de Carvalho. Como suplentes os Desembargadores Luiz Fernando Lima, José Soares Ferreira Aras Neto e Carmem Lúcia Santos Pinheiro.
Descrição da Imagem: Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto [fim da descrição].
#pracegvover #pratodosverem