Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA promove 9ª Feira de Sustentabilidade entre os dias 16 e 18/6 
11 de junho de 2025 às 10:50
TJBA promove 9ª Feira de Sustentabilidade entre os dias 16 e 18/6 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebe a 9ª Feira de Sustentabilidade, uma iniciativa do Núcleo Socioambiental (NSA), com o apoio da Assessoria de Ação Social (AAS), que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho no edifício-sede, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

A Feira contempla as ações estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Plano de Logística Sustentável (PLS), na Resolução CNJ nº 400/2021 e na 13ª diretriz de gestão da Presidência do TJBA para o biênio 2024-2026. A programação conta com diversos parceiros, apresentações culturais, oficinas e exposições artísticas, consolidando o compromisso do TJBA com a preservação ambiental, o consumo consciente e a promoção da cidadania socioambiental. 

“A feira é em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente e buscamos sempre trazer novidades em nossa feira, que está em sua 9ª edição. Convido todos os membros do Tribunal e o público em geral para participar, pois vai ser um sucesso”, afirma a Presidente do Núcleo Socioambiental, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. 

PROGRAMAÇÃO

No dia 16 de junho, às 14h, a Caravana da Mata Atlântica, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), promoverá a distribuição de mudas de árvores frutíferas nativas; a entrega ocorrerá na entrada do edifício-sede do TJBA. No mesmo dia, ocorrerá, também, o lançamento e entrega da Cartilha Sustentável. 

Já no dia 17, às 12h, haverá apresentação musical da Fundação Vovó do Mangue e, no dia seguinte (18), o Projeto Vale Luz, da Neoenergia, realizará ações sobre reciclagem e eficiência energética, além da distribuição de brindes. 

Ao longo dos três dias, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverá vivências do seu Centro de Formação Artesanal, por meio das quais os visitantes poderão participar de atividades manuais, como tecelagem, cerâmica e renda de bilro.  

Também durante todo o evento, um stand da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA) exporá animais taxidermizados oriundos do Museu Interativo da UFBA. No local, os visitantes poderão tocar em serpentes vivas, uma ação do projeto “Mão-na-cobra”, que visa desmitificar alguns conceitos, fortalecendo a consciência sobre a importância da preservação ambiental. 

A Feira contará, ainda, com o Showroom da Agricultura Familiar da Bahia, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo da Bahia; a exposição de abelhas sem ferrão do Meliponário Meldoyá; e a participação da Associação Humana Brasil, com os Projetos “Mulheres Produtoras”, “HumanaHorti” (comercialização de itens agroecológicos produzidos por participantes do Projeto Agroprodutores em Rede) e “Costurando Sonhos” (produção de utilitários a partir de resíduo têxtil). 

O Projeto da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (ABAM), em parceria com os estudantes de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), também integra a programação, bem como o Projeto “Circule um Livro”, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, o qual incentiva a leitura e promove o acesso a livros em lugares públicos. Os visitantes poderão levar livros para doar e participar da ação.   

Além dessas atividades, a 9ª Feira de Sustentabilidade trará iniciativas ligadas à economia criativa, placas de energia solar, alimentos naturais e orgânicos, plantas ornamentais, cosméticos artesanais, brechós e artigos de decoração confeccionados com produtos originários da economia circular.  

PROGRAMAÇÃO ESTENDIDA – Duas exposições terão início no dia 16 de junho e seguirão até o dia 27 de junho. No átrio do edifício-sede, os visitantes poderão prestigiar a Exposição de Mosaicos, do artista Tiago Porto, cujas obras são confeccionadas com reaproveitamento de cascas de ovos descartados pela indústria. Já na Praça de Serviços, ficará instalada a Exposição Itinerante do Projeto Tamar, sobre preservação da fauna marinha.