Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA promove aula sobre respeito às diversidades no 4º Curso de Formação Inicial para juízes substitutos
18 de outubro de 2023 às 9:59
TJBA promove aula sobre respeito às diversidades no 4º Curso de Formação Inicial para juízes substitutos

Coragem; Igualdade; Responsabilidade Social. Esses foram alguns dos valores trabalhados no 4º curso de Formação dos novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), durante uma aula ocorrida nos dias 9 e 10 de outubro. A exposição, que teve como tema principal a diversidade, ficou à cargo da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN), e contou com debate da Doutora, Pesquisadora e Educadora Sara York.  

Cabe salientar que o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, apoia a importância de promover o conhecimento e assegurar o respeito à dignidade da pessoa humana. 

A Juíza Maria Angélica Alves Matos, Presidente em exercício da Cogen, compartilhou que “foi muito bom ver o grupo de juízes com o coração e a mente abertos para ouvir”. A Magistrada também ressaltou que essa ação afirmativa de educação é uma continuidade do trabalho desenvolvido pela Comissão.  

“O curso foi sobre apreensões conceituais utilizadas no campo do Direito, mas a partir de fragmentos do cotidiano e do tempo presente”, disse Sara York ao falar sobre a aula ministrada, acrescentando que foi uma oportunidade para atualizar os jovens para a chamada “EJA – Educação de Jovens Adultos para LGBTI”.  

Os novos juízes substitutos ouviram sobre os direitos LGBTQIA+ a partir das histórias de vida da palestrante.  A aluna Ana Cláudia Sena foi um dos 62 participantes do curso e frisou que o debate foi “uma verdadeira troca de experiências”.  

A capacitação também abordou aspectos da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 270/2018 que trata do uso do nome social pelas “pessoas trans, travestis e transexuais dos serviços judiciários, membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados dos tribunais brasileiros”.  

O Curso, cabe salientar, integra a Formação Inicial para os novos magistrados e começou em julho deste ano, com a Aula Magna ministrada pelo Chefe do Judiciário Baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Diretor-Adjunto; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.     

 

Descrição da imagem: A Juíza Maria Angélica, a palestrante e os magistrados durante a capacitação {Fim da descrição}. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom PJBA