O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove a “Exposição Entre Nós – unidas contra a Violência, fortalecidas pela Esperança”. A ação será realizada no período de 10 a 13 de março, das 9h às 16h, como parte da Semana da Mulher do TJBA, uma programação especial promovida no contexto da 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento reunirá empreendedoras tanto autônomas quanto vinculadas a instituições sociais, proporcionando visibilidade às iniciativas produtivas femininas e incentivando a autonomia econômica como forma de fortalecimento e valorização das participantes.
A programação começa no dia 10 de março, com um desfile promovido pelo Instituto Periferia do Futuro. Ao longo da semana, serão oferecidas orientações jurídicas, atendimentos na área de saúde e serviços de bem-estar.
No dia 12 de março, acontece a roda de conversa “Vozes que não podem ser esquecidas: reflexões sobre o feminicídio e seus sinais”, conduzida pela Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito, e pela escritora Patrícia Rosas, que aproveitará a ocasião para lançar o livro “A voz do Cadáver”. A obra reúne narrativas sobre vítimas do feminicídio.
Confira a programação completa abaixo:



Durante a feira, também haverá arrecadação de roupas e kits de higiene, cadastro de participantes para oportunidades profissionais, vacinação, ações de autocuidado e exposição de balcões institucionais.
A “Exposição Entre Nós – unidas contra a Violência, fortalecidas pela Esperança” é realizada em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com a participação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Senac, SineBahia, Instituto Periferia do Futuro e Instituto Tidelli.
A Coordenadora da Assessoria de Ação Social, Maria Paula Brito, ressalta que a Semana da Mulher representa a concretização de um trabalho articulado entre diferentes áreas do Tribunal. “A ‘Exposição Entre Nós’ nasce da união entre a Assessoria de Ação Social, atualmente coordenada pela Secretaria de Planejamento, e a Coordenadoria da Mulher, com um propósito claro: transformar conscientização em ação concreta. Este é um espaço de fortalecimento, escuta e oportunidades. Mais do que uma programação temática, é uma demonstração do compromisso institucional com a proteção, a dignidade e a esperança de cada mulher”.