O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza, de 25 a 29 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O encontro conta com apresentações culturais, talk show, seminários, rodas de conversa e oficinas. Durante a semana, há, também, atividades externas, como a exposição fotográfica “Turismo Acessível na Bahia”, a Feira de Empreendedorismo PCD e a Exposição DEF Contexto.
As ações, voltadas para o público interno e externo, ocorrem no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede, na Sala 309 do Anexo II, e na Praça de Serviços, no Centro Administrativo da Bahia.
Confira mais informações sobre a Semana
A abertura, na manhã desta segunda-feira (25), será transmitida pelo YouTube do Poder Judiciário da Bahia. A Desembargadora Presidente, Cynthia Maria Pina Resende; o Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), Desembargador Rolemberg José Araújo Costa; o Juiz Rilton Goés Ribeiro, membro da CPAI; e a Juíza Maria Angélica Mattos (Cogen) participam da abertura.
No dia 26 (terça-feira), o debate principal tem como tema “O papel do Judiciário na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência”. Já na quarta, especialistas conversam sobre a educação no enfrentamento e combate ao capacitismo. No dia 28, a CPAI promove um curso de audiodescrição e, na sexta-feira (29), roda de conversa sobre interseccionalidades e perspectivas sobre diversidade humana.
Este ano, a iniciativa inclui a campanha de arrecadação de fraldas descartáveis para doar à ONG Abraço à Microcefalia. Até o dia 31 de agosto, haverá pontos de coleta na sede do TJBA e nos Fóruns do Imbuí, Ruy Barbosa e Criminal, em Salvador. Serão arrecadadas fraldas descartáveis infantis (tamanhos G e XXG) e geriátricas (tamanhos P, M e G).
No âmbito do Tribunal de Justiça, o evento é organizado por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e envolve outras unidades administrativas, como a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Assessoria de Ação Social e a Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador é parceira do evento.