A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, presidida pelo Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Rolemberg José Araújo Costa, realiza, com o apoio da Diretoria do Primeiro Grau (DPG), uma pesquisa para identificar as barreiras enfrentadas por servidores e magistrados com deficiência no ambiente judicial. A ação contribuirá para promover um espaço laboral mais inclusivo e alinhado às normas de acessibilidade.
O formulário para preenchimento da pesquisa será enviado aos servidores portadores de algum tipo de limitação, consoante cadastro no RH NET, por intermédio da DPG, via e-mail, no dia 9 de setembro.
Com base nos dados coletados, o Tribunal planeja implementar melhorias que vão desde adaptações físicas em salas de audiência até a otimização de plataformas digitais de atendimento, visando assegurar um ambiente de trabalho acessível a todos.
A pesquisa faz parte, também, dos esforços contínuos do Judiciário baiano para se alinhar aos padrões internacionais de equidade e inclusão, conforme estabelecido pela Agenda 2030 da ONU e por seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ênfase está em fortalecer as instituições, tornando-as mais eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
.
Descrição da imagem: ilustração com duas pessoas com deficiências trabalhando e o nome da pesquisa. Na arte tem também as marcas dos setores envolvidos [Fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem