O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sedia o evento “Ariba 2025 – Conexão, Cooperação e Justiça”, uma iniciativa da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba) com vistas a fortalecer a integração institucional entre registradores de imóveis, corregedorias, Poder Judiciário e entidades representativas do sistema registral brasileiro.
O encontro ocorre no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede da Corte baiana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no dia 15 de dezembro, das 8h às 17h40. Interessados em participar podem se inscrever por meio formulário eletrônico até o dia 10 de dezembro.
Com o propósito central de promover cooperação, troca de experiências e alinhamento técnico, o evento reunirá registradores de todo o estado, bem como representantes de diversas instituições.
Ao longo da programação, serão discutidos temas estratégicos e atuais, como prevenção à lavagem de dinheiro, avanços tecnológicos, modernização institucional e o papel das corregedorias na uniformização e eficiência dos serviços extrajudiciais.
Programação:
8h – Credenciamento.
8h30 – Mesa de abertura.
9h10 – Painel: “Prevenção ao Crime de Lavagem de Dinheiro”.
10h30 – Projeto ELLAS – Cartórios do Brasil por ELLAS: equidade, letramento, liderança, ação e social.
11h – Institucional: Registro de Imóveis do Brasil + Instituto de Registro Imobiliário do Brasil + Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (RIB – IRIB – ONR).
13h30 – Institucional: Corregedoria Geral da Justiça da Bahia.
13h50 – Institucional: Corregedoria das Comarcas do Interior da Bahia.
14h10 – Institucional: Fundo Especial de Compensação da Regularização Fundiária de Interesse Social (Feurb).
14h30 – Painel: Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – ONR.
17h10 – Painel: “A importância da gestão nos cartórios”.
17h40 – Encerramento.