Através da substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led e da instalação de usinas solares, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reduziu R$ 1.868.109,00 do consumo de energia elétrica no último ano. As ações, realizadas pelo Núcleo Socioambiental, por meio do Programa Recicle Já e da Coordenação de Manutenção (Coman), estão alinhadas ao Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça.
Saiba mais sobre o plano de descarbonização do TJBA
Desde 2006, o TJBA coloca em prática iniciativas para promover a sustentabilidade na Corte baiana. Até o momento, já foi realizada a substituição de 44 mil lâmpadas, promovendo a eficiência energética e diminuindo o consumo. Atualmente, todas as unidades da capital já dispõem de lâmpadas LED. No interior, quem ainda não substituiu, pode entrar em contato com a administração do fórum e fazer a solicitação.
A fim de utilizar energia limpa na capital e no interior da Bahia, a primeira usina solar do TJBA foi instalada no Anexo II do edifício-sede, em Salvador, no ano de 2020. Atualmente, o Judiciário baiano conta com 40 usinas solares.
Campanha
Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o Tribunal de Justiça da Bahia lançou a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”.
A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. Utiliza outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.






