O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sediou o 6º Workshop Espiritualidade e Justiça, nesta sexta-feira (28). Organizado pela Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame), o evento reuniu magistrados, servidores e membros da comunidade para um diálogo sobre a relação entre espiritualidade, bem-estar emocional e práticas judiciais. O Desembargador Baltazar Miranda Saraiva esteve presente.
Com o tema central “Saúde Mental e Espiritualidade”, a programação no Auditório Desembargadora Olny Silva foi conduzida pela Juíza Jeine Vieira Guimarães, delegada da Abrame na Bahia, que destacou a importância de reconhecer que o trabalho no Judiciário é atravessado por dimensões humanas que vão além da rotina profissional.
A cerimônia teve início com uma reflexão conduzida por Luciano Crispim, presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), responsável também pela contextualização do propósito do encontro.



A programação incluiu quatro palestras: “A Casa Mental: Arquitetando a felicidade interior”, conduzida pela magistrada Jeine Vieira; “A terapia de Jesus para uma mente saudável”, por Marcel Mariano; “O Poder Terapêutico da Boa Notícia”, por Shirley Oliveira; e “Os cuidados com a saúde mental em tempos de redes sociais”, por Paulo de Tarso.
Os palestrantes retornaram ao palco para uma mesa-redonda mediada por Luciano Crispim, que estimulou um breve debate sobre as interseções entre espiritualidade, autocuidado e as rotinas do Judiciário. Na sequência, o público prestigiou o lançamento do livro “Da Sombra para a Luz: O Jornalismo da Nova Era”, da jornalista e palestrante Shirley Oliveira, cuja renda dos direitos autorais será revertida para a FEEB.