Na tarde da última quinta-feira (11/03/26), o Diretor- Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do TJBA (UNICORP), Desembargador Geder Gomes, e a Coordenadora-Geral, Juíza Patrícia Cerqueira, realizaram uma agenda institucional em Brasília, com foco no fortalecimento de sua missão que visa o aprimoramento da formação de magistrados e servidores e na busca por melhorias contínuas no sistema judiciário. A agenda teve como ponto de partida a visita ao Ministro Reinaldo Soares da Fonseca, referência no mundo jurídico não apenas por sua jurisprudência, mas também pela sua excelência acadêmica. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra, o Ministro recebeu os representantes da UNICORP para um debate sobre um dos principais pilares da gestão atual da instituição: a verticalização do ensino.
A verticalização do ensino é a proposta de aprofundar a formação de magistrados e servidores, por meio de cursos de pós-graduação strictu sensu, como mestrados e doutorados. O Ministro Reinaldo, que compartilhou sua vasta experiência acadêmica e prática, também destacou a importância dos programas de mestrado profissional e acadêmico, já adotados por diversas instituições, incluindo o Infam (Instituto Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).
Ao final da reunião, o Desembargador Geder Gomes entregou ao Ministro Reinaldo o seu livro, fruto da conclusão do pós-doutorado que realizou, e recebeu em troca a obra do ministro, intitulada “O Princípio Constitucional da Fraternidade”, também fruto de seu trabalho acadêmico.

A visita ao Ministro Reinaldo Soares da Fonseca foi apenas o primeiro passo de um dia repleto de importantes encontros. Em seguida, a agenda seguiu com uma reunião com o Ministro Sérgio kukina, Presidente do Comitê de Acessibilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Comitê dos Direitos da Pessoa com Deficiência no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o encontro, os integrantes da UNICORP e o Ministro discutiram o aperfeiçoamento do capital humano do Judiciário, além da ampliação do Fórum Permanente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma das bandeiras da Universidade.
O Desembargador Geder Gomes destacou a importância de tornar os fóruns temáticos mais atuantes e produtivos, transformando-os em espaços de debates enriquecedores, voltados para questões específicas, como a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência no sistema judiciário. O Ministro aceitou integrar o Fórum Permanente de Acessibilidade da UNICORP do TJBA.
A agenda do primeiro dia se encerrou com uma visita ao ministro Otávio Noronha, atual Coordenador executivo do Colégio Permanente de Diretores de Escolas de Magistratura (Copedem). Durante a conversa, discutiu-se a preparação para o próximo encontro do Copedem, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de março, em Salvador. Também foi abordada a importância do investimento em tecnologias para o aprimoramento da atuação jurisdicional, bem como a proposta de criação de um doutorado em rede, com parcerias interinstitucionais entre diversas escolas de magistratura, uma iniciativa que visa enriquecer a formação dos profissionais do Judiciário com novas perspectivas e desafios.
No segundo dia da agenda institucional, importantes reuniões ocorreram com o intuito de fortalecer a formação de magistrados e servidores e expandir parcerias educacionais.
Pela manhã, uma reunião foi realizada com o Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDP), com a presença da professora Laura Sheffield e do professor João Paulo Bachou, coordenador do mestrado e doutorado no instituto. A conversa focou em parcerias para a formação de magistrados e servidores, com destaque para o mestrado profissional, doutorado e programas de educação executiva. Durante o encontro, discutiu-se também a possibilidade de reserva de vagas nos cursos oferecidos pelo IDP em Brasília, visando ampliar as oportunidades de qualificação para os servidores da UNICORP.
À tarde, o Desembargador e a Juíza seguiram para uma reunião com o Ministro Benedito Gonçalves, Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Enfam). O principal tema abordado foi a modernização da formação dos mestrados, com ênfase na criação de um doutorado em rede, que possa beneficiar um maior número de profissionais. Também foi discutida a realização de cursos da Enfam, principalmente na Bahia, permitindo que os mestrandos possam acessar a formação sem a necessidade de deslocamento para a capital, o que geraria significativa economia.

Para encerrar o dia, a comitiva se reuniu com o ministro Luiz Felipe Salomão, Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A reunião com o Ministro teve como objetivo discutir alternativas inovadoras para a formação dos magistrados e servidores e melhorar a qualificação do pessoal que integra o Poder Judiciário, impactando diretamente na qualidade da prestação judicial e na eficiência da atividade judicial em todo o país. Outro destaque é a participação do Ministro na Caravana da Cooperação Judiciária que ocorrerá no TJBA, em 13 de abril deste ano.
A UNICORP, com sua agenda em Brasília, reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação no processo de formação e capacitação de magistrados e servidores, investindo em tecnologias e ampliando suas parcerias para garantir que o Judiciário continue evoluindo e atendendo às demandas da sociedade de maneira mais eficiente e moderna. A busca por soluções criativas e a atualização constante são essenciais para fortalecer o sistema de Justiça.
