Exposição “DEF CONTEXTO”
De 25 a 29 DE AGOSTO 09:00 às 17:00 horas | Praça de Serviços do TJBA
Gustavo Reis
Gustavo dos Reis Silva é um jovem artista e ilustrador, nascido em Salvador BA e hoje morador do bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas. Gustavo tem Transtorno do Espectro Autista, usa a linguagem alternativa com adaptação no Tablet e telefone para se comunicar. Cursa Artes Visuais, na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Desde pequeno gosta de desenhar e cantar e com a arte expressa seu modo de ver, de se colocar e se indignar no mundo.
Jefferson Carvalho
É estudante do curso de Design do Campus de Salvador da UNEB e pessoa com deficiência física.
Dêivide Monteiro
Artista com deficiência visual e Jeferson Carvalho, artista com deficiência física, também expressam seus desafios cotidianos em arte, trazendo referências pessoais ao longo da exposição. Suas criações são permeadas por vivências carregadas de simbolismo e significado, e nos convidam a enxergar a vida através de seus olhares.
A exposição é de curadoria da professora da UNEB, Sandra Rosa, e do produtor do MAB, Hebert Gomes.
“A principal ideia da exposição é trazer as pessoas com deficiência enquanto protagonistas do mundo”.
Exposição Fotográfica – Turismo Acessível na Bahia
O projeto fotográfico “Turismo Acessível na Bahia” nasceu do desejo da presidente da ABADEF, Sra. Silvanete Brandão, trazer o mundo do turismo e da cultura para as pessoas com deficiência.
A proposta é levar essa exposição de forma itinerante para outros espaços, municípios e estados.
A ABADEF apresenta ao público baiano essa exposição fotográfica como um presente, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, transcorrido em 21 de setembro, e ao Dia do Turismo Acessível, celebrado em 27 de setembro.
A exposição fotográfica, realizada pela primeira vez pela Associação Baiana de Deficientes Físicos – ABADEF, conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR e o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia.
A ASSOCIAÇÃO BAIANA DE DEFICIENTES FÍSICOS – ABADEF é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 02 de setembro de 1980, com uma HISTÓRIA DE LUTA PELA CIDADANIA EM DEFESA DOS DIREITOS E DA INCLUSÃO.
A missão da ABADEF é promover a inclusão da pessoa com deficiência física e defender seus direitos sociais. Tendo como visão ser referência em assistência social, educação e saúde para pessoas com deficiência física no Estado da Bahia e no Brasil. Os valores da entidade incluem respeito à diversidade, excelência no que faz, inovação para crescer, direito à dignidade e comprometimento.
Para essa exposição, foram fotografadas 17 pessoas com os mais variados tipos de deficiência, que convidam o público a conhecer e desmistificar a beleza, promovendo um olhar mais humano e menos capacitista em relação à diversidade.
Ficha Técnica
Jerônimo Rodrigues
Governador do Estado da Bahia
Luíz Maurício Bacellar Batista
Secretário de Turismo do Estado da Bahia – SETUR
Associação Baiana de Deficientes Físicos – ABADEF
Silvanete Brandão Figueiredo
Presidente
Ana Cristina Silva Santos
Coordenação
Rosangela Rodrigues
Assistente Social
Marcos Zacarias
Marilza Brito
Assistentes Técnicos
Silvanete Brandão Figueiredo
Idealizadora
Giulliana Brito
Chefe de Gabinete da SETUR
Silvanete Brandão Figueiredo
Presidente da ABADEF
Curadoria
Marcelo Matos Ribeiro
Fotógrafo
Gabriel Alves Gomes
Fotógrafo Assistente
Fernando Augusto M. de Almeid
Videomaker
Juniro Formiga
Plano de Acessibilidade e Roteiro de Audiodescrição
Ira Vilaronga
Consultoria da audiodescrição
Lu Amâncio
Assessora de Comunicação
Clarcsonde Jesus da Purificação Silva; Denilda Santos Assunção; Diego Aguiar Neiva; Eliete Teofilo da Silva; Edinice Ferreira Santos; Evandro Kauan C. dos Santos;Geroge de Sá; Jaiton Silva Santana; Jurania Maria da Silva Santos; Gustavo Figueredo; Mailsados Santos Borges; Marines Muniz da Silva; Mônica Silva Oliveira; Neuma Santana Palmeira; Rosana de Jesus Santana; Sara de Santana Carvalho; Silvana Nogueira de Sousa; Silvanete Brandao Figueiredo.
Mestrado em Educação (UFBA). Licenciado em Educação Física (UEFS). Pós-graduado em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB). Estagiário da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça da Bahia. Professor, pesquisador, poeta, escritor e transativista.
Fisioterapeuta com 16 anos de atuação, construiu sua trajetória profissional pautada no cuidado atento e na escuta empática. Durante anos, dedicou-se à reabilitação de pessoas idosas, tanto em atendimentos domiciliares quanto no Pilates, onde reconheceu a potência do movimento suave como ferramenta de autonomia. Servidora do Tribunal de Justiça da Bahia, atualmente integra o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, somando sua vivência clínica ao compromisso institucional com a equidade. Acredita que cuidar também é promover transformação, por meio do respeito, da presença e da ação inclusiva.
É estudante de Direito na Universidade Salvador (UNIFACS) e atua como estagiária no Núcleo de Acessibilidade e inclusão do Tribunal de Justiça da Bahia, onde contribui com ações voltadas à promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência.
Licenciada em Educação Física (UCSAL) e graduada em Enfermagem (Unidompedro), com diversas pós-graduações nas áreas de Atividade Física e Saúde, Urgência e Emergência, Saúde Pública, Saúde da Família e Direito Civil e Processual. Aposentada como professora de Educação Física, é servidora do TJBA, atuando no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, além de integrar as Comissões de Acessibilidade, Inclusão e de Prevenção ao Assédio e Discriminação. Defensora da acessibilidade, inclusão e do combate às discriminações.
Jovem de 27 anos, estudante de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e estagiário da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça da Bahia. Nascido com deficiência visual, é um defensor apaixonado da acessibilidade e da inclusão em todas as áreas da sociedade. Além disso, é um membro orgulhoso da comunidade LGBTQIAPN+, comprometido em promover a igualdade e a justiça para todes. Com curso técnico em Serviços Jurídicos pela Escola Técnica de Goianases, São Paulo, utiliza sua formação e experiência para fazer uma diferença interseccional em sua comunidade.
É bacharel em Direito, especialista em Direito Imobiliário e atua no Tribunal de Justiça da Bahia, integrando o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/CPAI), onde promove uma Justiça mais acessível e humana. Com experiência na gestão de imóveis e como sócia da clínica de psicologia Alms Saúde Psi, dedica-se à escuta acolhedora e ao cuidado emocional. Sua trajetória une técnica, empatia e compromisso com a inclusão e a transformação social.
É Técnico Judiciário no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJBA. Formado em Direito pela UCSAL e pós-graduado em Direito Público pela UFBA, ele aplica seu conhecimento jurídico para promover um ambiente judiciário mais acessível e inclusivo.