Já parou diante de uma pintura ou imagem e se sentiu provocado por ela? É para despertar sensações e estimular o pensamento que a Semana da Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebe as exposições “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” e “Minha Cidade, Minha História”. As amostras integram a programação do evento, voltado à preservação do patrimônio cultural do país, que acontece de 6 a 10 de maio na Corte baiana (edifício-sede).
Palestras, debates, feira literária estão, também, entre os atrativos da programação.
Participe! As inscrições estão abertas: Público interno / Público externo
Na Praça de Serviços do TJBA, o espectador terá diante de si a exposição “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon. A amostra possibilita uma imersão nas lutas políticas ocorridas na Bahia entre as décadas de 1960 a 1980. O Coordenador de Documentação do Centro de Memória da Bahia, Valter Silva, comenta a respeito: “É de extrema importância para o entendimento do que foi e das repercussões do Golpe Civil Militar de 1964 e para a preservação da nossa memória”.
O Átrio da Corte, por sua vez, será o local de instalação da amostra “Minha Cidade, Minha História”. Com a curadoria do Poeta James Martins, as peças reúnem parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir. O trabalho está dividido em cinco painéis ilustrados, que trazem registros da evolução do Centro Histórico de Salvador em diálogo com o momento urbano atual. “São gravuras, desenhos, pinturas e fotografias que possibilitam a democratização do patrimônio cultural e a preservação da memória”, frisou a Diretora do Instituto Flávia Abubakir, Ângela Ferreira.
Para aqueles que estiverem fora da capital baiana durante a Semana da Memória do TJBA, ainda é possível participar do evento. Basta acessar o canal do Youtube do PJBA e acompanhar as palestras que acontecem nos dias 6 e 7 de maio, no Auditório Desembargadora Olny Silva. A inscrição e a participação nas palestras dão direito a certificado.
No primeiro dia, o debate com o tema “Versando sobre a história da cidade de Salvador” será conduzido pelo Antropólogo e Historiador Antônio Risério. No dia seguinte, é a vez do Professor Joviniano Soares de Carvalho Neto instigar a plateia com o tema “Ditadura Militar: conhecer para não repetir”. O Professor Joviniano Soares substituirá o palestrante divulgado anteriormente, Emiliano José, afastado por motivos de saúde.
Saiba mais:
Semana da Memória do TJBA: Desembargador Cássio Miranda convida a sociedade para participar
Semana da Memória abre espaço para publicação de artigos dos participantes no site do TJBA
Descrição da imagem: ilustrativa com o nome do evento (Semana da Memória), data e local [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem