Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Semana da Memória abre espaço para publicação de artigos dos participantes no site do TJBA  
15 de abril de 2024 às 18:09
Semana da Memória abre espaço para publicação de artigos dos participantes no site do TJBA  

“Precisamos estimular a linguagem e enriquecer o vocabulário. Isso se faz através de leituras e palestras”, disse o Presidente da Comissão de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Cássio Miranda, manifestando a importância da participação da sociedade civil na Semana da Memória do TJBA. O evento, que acontece de 6 a 10 de maio, no prédio-sede da Corte, possibilitará a seleção de artigos com vistas à publicação na página da Comissão de Memória, no site do Judiciário baiano.  

A iniciativa, em sintonia com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 316/2020, visa à preservação do patrimônio cultural do país. Palestras, debates e exposições integram o evento e contam com o apoio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp).  

Clique aqui e confira a programação completa. 

Faça sua inscrição e participe: Público interno / Público externo  

Produção literária – para ter o artigo publicado no site do TJBA, após fazer a inscrição, a próxima etapa é assistir às palestras nos dias 6 e 7 de maio, no Auditório Desembargadora Olny Silva (prédio-sede) ou pelo canal do Youtube do PJBA. Com os temas “Versando sobre a história da cidade de Salvador” e “Ditadura Militar: conhecer para não repetir”, os painéis serão conduzidos, respectivamente, pelo Antropólogo e Historiador Antônio Risério; e pelo Jornalista e Escritor, Emiliano José Filho. Munido desse repertório, é só escrever um artigo de até cinco laudas, com a fonte Times New Roman.  

Os artigos deverão ser enviados, até o dia 10 de maio, para o e-mail: comissaodememoria@tjba.jus.br. As produções passarão pela análise da Comissão de Memória do TJBA. Os participantes que tiverem os artigos selecionados serão comunicados por e-mail até o dia 31 de maio e terão as produções publicadas na página virtual da respectiva Comissão.   

O Presidente da Comissão de Memória, Desembargador Cássio Miranda, ao falar sobre o evento, externou a importância dos artigos. “A ideia é de que os participantes tenham uma produção a respeito dos temas das palestras. Com isso, a gente pretende estimular a produção intelectual”, ressaltou.    

Além das palestras e da produção literária, os participantes poderão apreciar, na Praça de Serviços e no Átrio do TJBA, duas grandes exposições fotográficas: “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” e “Minha Cidade, Minha História”. A primeira, fruto do trabalho de pesquisa coordenado pelo Professor Antônio Maurício Freitas de Brito, traz registros sobre as lutas políticas na Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 e busca promover reflexões sobre a necessidade de defender a democracia. É realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Pedro Calmon. A segunda, que reúne parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir, apresenta registros da evolução do Centro Histórico de Salvador e busca dialogar com o momento atual.  

Descrição da imagem: ilustrativa com o nome do evento (Semana da Memória), data, local e marcas do TJBA e dos apoiadores. Como imagem, há o desenho do Centro Histórico de Salvador e recortes da bandeira da Bahia [fim da descrição] 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA