Presidente da Comissão de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Desembargador Cássio Miranda palestrou, nesta quinta-feira (22), durante o I Colóquio Ítalo-Brasileiro de Direito Internacional, que está ocorrendo em Roma, na Faculdade de Direito da Sapienza Università di Roma.
O evento, que se estende até amanhã (23), reúne juristas de ambos os países para debater temas de Direito Internacional. O Desembargador participou do Painel “A proteção internacional dos direitos humanos: relevância e implicações para os sistemas jurídicos nacionais”. Na oportunidade, ministrou palestra abordando o tema “Evolução na Proteção dos Direitos Humanos no Brasil: A História do Tribunal de Justiça da Bahia, o Primeiro das Américas”.
Presidido por Marco Gambardella, Professor Titular da Sapienza Università di Roma, o painel contou com a presença do Embaixador Giovanni Iannuzzi, Presidente do Comitê Interministerial para os Direitos Humanos (CIDU), do Ministério das Relações Exteriores da Itália; João Paulo Schoucair, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e Pietro Pustorino, Professor Titular da Libera Università Internazionale degli Studi Sociali (LUISS).
Veja programação completa aqui.
O I Colóquio Ítalo-Brasileiro de Direito Internacional integra a programação da Jornada Europeia 2025, uma iniciativa do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Científico, Inovação e Sustentabilidade (Icis) em parceria com instituições acadêmicas e jurídicas do Brasil e da Europa.